Você sabe o que é procrastinação? De acordo com definição do Dicionário
Houaiss de Língua Portuguesa, procrastinar é transferir para outro dia ou deixar
para depois; adiar, delongar, postergar, protair.
No ambiente de trabalho não é diferente. Entretanto, segundo alerta o
consultor de gestão do tempo da Triad PS, Alexandre Rodrigues, quando muitas
tarefas passam a se tornar urgentes é um sinal de que a procrastinação está além
do normal.
“Todo ser humano procrastina, contudo, quando muitas tarefas passam a ocupar
um lugar de urgência, isso acaba levando a um grau maior de estresse e gerando
insatisfação”, explica.
Ansiedade e falta de motivação
Além do estresse e da insatisfação, a procrastinação exacerbada pode,
segundo a gerente executiva da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Priscilla
Telles, diminuir a motivação pelo trabalho e, em casos mais graves, ocasionar
uma crise de ansiedade.
A crise de ansiedade, aliás, diz ela, é um dos fatores que pode ocasionar
procrastinação, que, por sua vez, pode atingir profissionais de qualquer nível
hierárquico.
No mais, completa Rodrigues, hábito, tarefas desagradáveis e de difícil
execução também fazem com que os profissionais adiem tarefas.
Dicas
Na tentativa de resolver ou amenizar o problema, algumas atitudes simples
podem auxiliar, dizem os especialistas. Dessa forma, ressalta Priscilla, é
preciso, primeiramente, reconhecer o problema. Depois, identificar objetivos,
focar neles e priorizar prazos.
Já o consultor da Triad PS dá as seguintes dicas:
1 – Identifique seu grau de procrastinação;
2 – Identifique os motivos que fazem com que as tarefas sejam adiadas;
3 – Ao identificar tarefas indesejáveis, procure fazê-las nas primeiras horas
do dia;
4 – Se necessário, peça ajuda.
Ainda no sentido de tentar resolver ou atenuar o problema, os especialistas
lembram que o líder pode exercer um papel importante, na medida que ele deve
tentar entender os motivos que levam determinado profissional a adiar tarefas e,
assim, tentar avaliar as tarefas dadas.