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Finanças pessoais - Comprar produtos em liquidação deve fazer parte de estratégia financeira 

Data: 12/10/2011

 
 
Terminar o mês no azul está entre as maiores preocupações da população. Dividir o salário entre os gastos fixos, variáveis e arbitrários e ainda não entrar no vermelho não é uma das tarefas mais fáceis. Nesse contexto, pedir descontos pode ser muito mais útil do que se imagina.

De acordo com o professor e educador financeiro do Centro de Estudos e Formação de Patrimônio Calil & Calil, Mauro Calil, ter o hábito de pedir descontos pode ajudar muito no final do mês, mas é importante não esquecer que “ao planejar o orçamento mensal, o consumidor não deve contar com o desconto, mas sim com o preço cheio dos itens”.

Mesmo sem considerar os descontos, é sempre interessante negociar os preços dos produtos com os vendedores e avaliar bem as liquidações. A liquidação, em especial, é um assunto delicado, pois apesar dos preços interessantes, não vai ajudar nada comprar produtos desnecessários só em função do valor atraente.

Calil orienta que optar por adquirir produtos em liquidação deve fazer parte de uma estratégia financeira. "Se for consumido um item desnecessário simplesmente porque está com preço baixo, isso não configura nenhum tipo de economia, mas sim um desperdício que só vai contribuir para que o dinheiro suma no final do mês".

Dentro de uma estratégia financeira, é interessante priorizar a compra de produtos em liquidação que são consumidos em grandes quantidades e com alta frequência, recomenda Calil. No caso do desconto, é interessante pedir em qualquer situação.

Como argumentar
Na hora de negociar preços, o consumidor tem um leque de argumentos que pode utilizar com os vendedores. Primeiro, ao fazer uma compra em uma loja que não visita com frequência, ele pode citar a concorrência. Isso ajuda a motivar o vendedor a baixar seu preço, mas, para isso, é preciso fazer uma pesquisa prévia. A arte da negociação prevê que haja argumentos para sustentá-la.

A fidelização também é uma ótima estratégia. Apesar de não ser possível pedir desconto em posto de combustível, por exemplo, se a pessoa frequenta sempre o mesmo local pode pleitear a lavagem do carro de graça, por exemplo. Isso também acontece nos restaurantes: almoçar sempre no mesmo estabelecimento pode gerar refeições grátis eventualmente.

Se tornar fiel a alguns estabelecimentos pode garantir recompensas ao longo do mês, principalmente em produtos ou serviços que são necessários ao consumidor, e o resultado no orçamento sempre será interessante.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Equipe InfoMoney
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