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Consumidor - Confira dicas para evitar problemas com as compras do Dia das Mães 

Data: 11/10/2011

 
 
O Dia das Mães é conhecido como a segunda melhor data do ano para o comércio varejista em volume de vendas, perdendo apenas pata o Natal. Com tanta gente indo atrás de presentes, problemas nos sistemas de cartões e consulta de cheques, além da piora na qualidade do atendimento, são comuns nas lojas de todo o País.

Por isso, uma dica é que os consumidores antecipem as suas compras, para poderem procurar os presentes com calma. De acordo com o especialista em direito do Consumidor, Arthur Rollo, esta recomendação vale para qualquer tipo de compra, especialmente para aquelas efetuadas através da internet, já que não é raro que o prazo fixado para a entrega se estenda além do combinado.

Limite de compras e condições de venda
Para evitar as compras por impulso, especialmente no cartão de crédito, que possui taxas de juros altas e pouca possibilidade de negociação, o consumidor deve sair de casa com o valor limite da compra definido.

Além disso, as condições de venda também devem ser bem analisadas. De acordo com o especialista, itens como o prazo de entrega da mercadoria, o prazo de troca, a data de depósito dos cheques pré-datados emitidos e as taxas de juros incidentes têm de fazer parte do pedido ou da nota fiscal, já que esta documentação é necessária em caso de problemas com a compra e um eventual acionamento da justiça.

Internet
Na compra on-line, é importante buscar sempre por sites confiáveis, ainda que o preço seja um pouco superior. Além disso, fazer uma busca na internet sobre possíveis reclamações de consumidores sobre aquela empresa também ajuda a evitar problemas.

De acordo com Rollo, uma dica é pesquisar pela empresa no site do Procon, que possui um cadastro de reclamações fundamentadas. Se a empresa tiver muitas reclamações, é melhor optar por outra.

Nas compras pela internet, é importante sempre imprimir o comprovante de conclusão da transação.

Trocas
É importante se atentar que a loja pode impedir a troca, desde que tenha comunicado sobre a impossibilidade no momento da venda.

Produtos promocionais e de ponta de estoque muitas vezes não podem ser trocados. Nestes casos, se você optar por comprar o produto, só poderá reclamar posteriormente nos casos de defeitos.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Equipe InfoMoney
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