Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Filhos - Compra de material escolar é bom momento de educação financeira para as crianças 

Data: 11/10/2011

 
 
A compra do material escolar pode ser uma boa oportunidade para ensinar os filhos a lidarem de forma responsável com o dinheiro. Ao menos esta é a opinião dos autores de “Você sabe lidar com o seu dinheiro? Da infância à velhice” - Primavera Editorial - , os jornalistas Marília Cardoso e Luciano Gissi Fonseca.

“O ideal é que a criança participe das compras e que os pais aproveitem a ocasião para ensinar limites e para falar sobre valores que serão importantes durante toda a vida. Ao incluir a criança no processo de compra, os pais colaboram na formação de cidadãos que praticam o consumo consciente”, argumenta Fonseca.

Marília concorda e completa: “muitos especialistas recomendam aos pais que deixem as crianças em casa na hora de comprar o material escolar. Mas discordo dessa orientação! (…) Os pais têm a missão de mostrar que o dinheiro não cai do céu nem brota em árvores; lição que resolve dois problemas de uma única vez. Primeiro porque justifica as saídas diárias para o trabalho; segundo, forma cidadão conscientes do seu consumo”.

Como fazer?
Ainda de acordo com os autores, quem decide levar os filhos às compras e aproveitar este momento para educá-los financeiramente deve, antes de sair de casa, combinar com as crianças o valor que irão gastar.

Além disso, é necessário detalhar a lista do material escolar, lembrando que nada que está fora da relação deve ser comprado.

Na hora das compras, é interessante distinguir o caro do barato e diferenciar as necessidades básicas das coisas que podem esperar. “É importante que desde muito cedo as crianças aprendam o sentido correto das palavras dinheiro e prioridade”, defende Marília.

Por fim, aconselham, os pais devem estimular a criança a economizar dentro do valor estipulado, colocando a sobra em um cofrinho. Outra medida é incentivar a economizar em determinado item para poder gastar mais em outro.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Gladys Ferraz Magalhãe
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoReter talentos: questão de estratégia
Negócios / EmpreendedorismoPequenos erros que nós fazemos para quebrar as nossas próprias empresas.
Impostos / TributosImposto de renda (IR): A dedução de despesas inclui somente o pagamento de mensalidade ou anuidade escolar?
Modelos de documentosReclamação Pelo Estado Deplorável Em Que Chegaram As Bagagens
Currículo (curriculum)Elaboração de um bom currículo pode garantir entrevista
Modelos de documentosPedido de Demissão de Empregado Estável
Modelos de documentosLiberação de automóvel apreendido em inquérito policial
Ações / Bolsa de ValoresVocê tem perfil para investir em ações?
Negócios / EmpreendedorismoPonto de Venda: como fazer uma boa escolha
Modelos de documentosRequerimento: Alvará inicial de funcionamento de Laboratório