Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Coaching - Coaching, mentoring ou counseling: quando recorrer a um ou a outro? 

Data: 05/08/2011

 
 

No mercado de trabalho, não são poucos os profissionais que precisam de alguma orientação. E não faltam pessoas para realizar essa tarefa. Se, antes, quaisquer problemas identificados eram direcionados ao departamento de Recursos Humanos, hoje, para cada problema existe um especialista.

Tantas especificidades geram dúvidas sobre quem chamar quando é preciso resolver determinado problema. Coaching, mentoring e counseling são exemplos de orientação para o desenvolvimento dos profissionais. Mas como saber quando é preciso chamar um ou outro?

Primeiro, é preciso saber a diferença entre eles. “O coaching desenvolve habilidades comportamentais dos profissionais, o mentoring desenvolve habilidades técnicas, já o counseling é mais para um aconselhamento de carreira”, resume a diretora de desenvolvimento da Right Management, Márcia Palmeira.

Cada problema, uma solução
Para a diretora da Beulá – Desenvolvimento Pessoal, que atua na área de mentoring e counseling, Yara Rocca, é preciso que os profissionais fiquem atentos às especificidades de cada “consultor” para que seus objetivos sejam, de fato, atingidos.

Ela explica que o coaching atua como um técnico que ajuda o profissional a atingir um objetivo. “Para atingir essas metas, é preciso observar as habilidades profissionais”, ressalta.

Já o counseling atua em atendimentos mais específico. “Nesse caso, é para ajustes rápidos, atendimentos pontuais e objetivos, por isso, é bom que esse conselheiro tenha experiência em uma determinada área”, afirma.

O mentor, por sua vez, lida com as complexidades dos profissionais para auxiliá-los na alavancagem da carreira. “O mentor olha o lado pessoal do profissional e avalia se ele está mesmo ocupando o cargo certo. Ele faz a pessoa refletir”, avalia Yara.

Atenção aos seus problemas
Para saber qual especialista chamar, as empresas, departamentos de RH e profissionais devem ficar atentos. Um coach, de maneira geral, auxilia qualquer tipo de profissional a atingir suas metas, quando elas já estão bem especificadas.

Ele ajuda a organizar os planos. “Nesse caso, é preciso que o coaching seja um profissional externo da empresa, porque um interno tem aquela visão da rotina da empresa, o que pode comprometer a análise”, afirma Márcia.

O mentor, por outro lado, é utilizado por profissionais que ainda estão perdidos sobre o que querem. “O mentor vai dizer o que ele tem de fazer e como”, afirma Márcia. E, para isso, o especialista utiliza as experiências dele mesmo e do profissional para trilhar um caminho que, no fim, pode ser acolhido ou não pelo profissional.

Já o counseling é procurado por profissionais de liderança que precisam resolver problemas muito específicos. E para aqueles que estão em transição de carreira.

Para Márcia, ainda que cada especialista tenha a sua especificidade, ela alerta que no mercado os três papéis acabam se confundindo, pois os três envolvem desenvolvimento, seja de comportamentos, habilidades ou técnicas. “Todos passam por essas questões”, afirma.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Camila F. de Mendonça
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Modelos de documentosAviso de ocorrência de acidente
Impostos / TributosImposto de renda: existe um limite para retificações?
Carreira / EmpregoA idade chega: profissionais mais experientes não devem nada em performance!
Finanças pessoaisCarros compartilhados e grupos de carona podem ser alternativas de transportes
Modelos de documentosAgradecimento Dos Pedidos Recebidos
Carreira / EmpregoExcelência é sobretudo uma questão de talento
UtilidadesAssociação dos Serventuários de Justiça do Estado do Paraná
LeisNovo Código Civil ? Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Especial) »»» Livro I - Do Direito Das Obrigações »»» Título IV - Do Inadimplemento das Obrigações
Modelos de documentosContrato - Locação de Imóvel
Cartão de créditoErros a serem evitados no uso do cartão de crédito