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Carreira / Emprego - Ajuda ao colega no ambiente de trabalho tem de ter limite 

Data: 10/03/2011

 
 

 No ambiente corporativo, são muitas as situações que levam os profissionais a pedirem ajuda aos colegas. Entre os motivos mais comuns, estão o excesso de trabalho, a proximidade com o prazo de entrega, ser novo na empresa e ter dificuldade em determinados assuntos.

Indiferentemente das razões, ajudar o colega é sinal de que existe trabalho em equipe na empresa. É o que explica a diretora da Projeto RH, consultoria especializada em Gestão de Pessoas, Teresa Gama.

“Hoje, as equipes estão muito enxutas e com um volume muito grande de trabalho. Ajudar o colega é muito valorizado dentro das empresas, mas é necessário que tenha uma medida”, esclarece.

A mesma opinião é compartilhada pela headhunter da De Bernt Entschev, Ariadne Tomczak. Para a especialista, é fundamental que a pessoa ajude sem prejudicar o seu trabalho. “Tudo que é feito em exagero é prejudicial”, diz.

Como ajudar
Segundo Ariadne, nestas situações, o profissional, em vez de resolver o “problema” do outro, deve incentivar o desenvolvimento do colega, isso significa ensinar como fazer, dar dicas e apontar o caminho para chegar ao resultado.

Teresa acrescenta ainda que muitas vezes não é necessário fazer a atividade para o colega: por ser uma pessoa que está de fora da situação, o profissional pode enxergar algo que o outro não vê.

Caso o profissional não tenha tempo no momento para ajudar o colega, ele deve falar naturalmente sobre isso, expondo a sua situação e explicando que pode ajudar em outra hora.

Se o profissional perceber que o colega está mal intencionado e abusa da boa vontade do outro, Ariadne afirma que a pessoa tem de colocar um limite. “Fica muito fácil quando as pessoas transferem a responsabilidade para o outro. É importante estabelecer um limite”, declara.

Papel do gestor
Em relação ao papel do líder, Teresa afirma que ele tem de estar atento e acompanhar de perto o trabalho de sua equipe. Segundo a especialista, é importante incentivar o profissional que apresenta dificuldade em trabalhar em conjunto, além de dar feedback para a pessoa que está sendo prejudicada por ajudar demais. “O foco é o trabalho. É importante pensar no trabalho da equipe”, finaliza.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Karla Santana Mamona
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