Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Ações / Bolsa de Valores - Operações de Day Trade - Conheça suas vantagens e os riscos envolvidos 

Data: 16/08/2010

 
 

Day trade consiste em uma operação iniciada e encerrada no mesmo dia no mercado de ações (compra e venda ou venda e compra). O intuito desta estratégia é aproveitar a grande volatilidade presente no mercado de ações. Nessa operação os riscos são relativamente menores, pois não há a existência de gaps de abertura, como ocorrido frequentemente em ações, e que pode pular seu stop, além do próprio stop-loss (mecanismo de controle de risco) poder ser colocado em ponto mais próximo do preço da entrada na posição. Há maior potencial de retorno, devida a possibilidade de alavancagem sem juros (concedida pelas corretoras em operações de Day Trade), além da independência em relação à tendência.

No entanto, muitos investidores começam a investir nessa modalidade e, devido à falta de experiência e de conhecimento, acabam por cometer alguns erros e a acreditar em alguns mitos. Com isso é importante destacar seus principais riscos e desvantagens, além de desmitificar os principais mitos.

Riscos e possíveis desvantagens

- MAIOR RAPIDEZ NA PERDA, EM CASO DE DESCONTROLE NAS OPERAÇÕES
- ALTO CUSTO OPERACIONAL
- TEMPO DIÁRIO REQUERIDO
- MAIOR FREQUÊNCIA NA OCORRÊNCIA DE RUÍDOS

Principais mitos

1. Não é vantajoso para o investidor, apenas para a corretora.
A grande maioria efetua operações sem grande conhecimento da Análise Técnica e de suas particularidades no intra-day. Realmente quem investir por dicas ou notícias, provavelmente obterá fortes prejuízos no longo prazo e será vantajoso apenas para a corretora, ao contrário de quem opera com base gráfica e na experiência obtida através da Análise Técnica.

2. É estressante, pois é preciso operar várias vezes, e ficar o dia todo de frente para o computador.
Na verdade o melhor jeito de operar no Day Trade é utilizar uma boa técnica metodológica, onde se pretende operar uma única vez, conseguindo acompanhar a volatilidade ocorrida durante o pregão. Esta volatilidade é conseguida, na maioria das vezes, nas primeiras duas horas, e com isso, o investidor obtém uma alta rentabilidade, com pouca operação, e em uma ou duas horas.

3. Só se consegue ganhar na alta.
Muitos investidores não sabem, mas quando a operação é caracterizada como “Day Trade” (iniciada e encerrada no mesmo dia), é permitido também iniciar uma operação vendido, ou seja, com uma venda em vez de uma compra (onde se pretende ganhar com a queda), sem custos adicionais (taxa de aluguel e, em alguns casos, corretagem adicional) como em outras operações vendidas de longo prazo.

Vantagens de operações de Day Trade

Uma das vantagens é aproveitar a grande volatilidade do mercado de ações, e a oportunidade proporcionada pelas corretoras de operar alavancado, onde uma variação de 1% em uma operação de Day Trade poderá significar 4% de lucro. Independência quanto à tendência do mercado, é outra característica dessa modalidade, visto que há a opção de operar vendido. Operação também considerada menos arriscada, pois nas variações diárias há o risco de fortes gaps, além do que o stop no Day Trade é, consideravelmente, mais curto, além do lucro ser apurado diariamente. Com isso, o investidor especializado em Day Trade, tem a vantagem de dormir mais tranqüilo, e nunca ser pego de surpresa como em fortes realizações ou crises. Isso sem afetar sua rentabilidade, esta alavancada, e com a possibilidade de aumentá-la de acordo com a quantidade de operações efetuadas em cada pregão.

Peculiaridades

Muitos investidores tentam utilizar certos recursos na tentativa de obter sucesso, como: livro de ofertas, jornais, dicas, relatórios, “achômetro”, caiu muito vou comprar, e vice-versa, sites, fóruns, o índice está subindo, vou comprar, e vice-versa. Estratégias essas perdedoras e que no longo prazo levarão o investidor à falência. A melhor ferramenta para este mercado é a Análise Gráfica, porém seu uso no mercado intra-diário é totalmente peculiar, e apresenta muitas diferenças da Análise efetuada em gráficos diários e semanais. Um bom método para operar neste mercado poderá proporcionar ao investidor uma ótima relação risco retorno, e com isso, poderá aproveitar melhor a grande volatilidade presente no mercado de ações.

Principais ferramentas gráficas utilizadas para o Day Trade

Periodicidade de 1 minuto; Gap gerado no preço do leilão de abertura (preço definido pelos amadores); Mudança da tendência de curto prazo; Candlestick importantes em períodos de 1 minuto; Suporte e Resistência no Day Trade; O uso dos números do Ponto Pivot; Principais figuras do intraday; Utilização das médias móveis no intraday; Fugas das Bandas de Bollinger; Zonas de reversões nas bandas superior e inferior de Keltner no intraday; Tripla divergência no IFR; Expansão e retração de Fibonacci e Ondas de Elliot para o Day Trade.



 
Referência: Seu consultor financeiro
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Modelos de documentosCartas: Estilos de Apresentação
Como agirDesentupidoras - Cuidados para não entrar pelo cano (Contratar uma desentupidora é mais complicado do que se imagina)
Turismo / ViagensBagagem: Para quem vai ao exterior - Quando são cobrados impostos?
VendasOuça primeiro e venda muito depois
Carreira / EmpregoRelaxar para agüentar a pressão do dia-a-dia no trabalho e em casa
Finanças pessoaisComo manter a saúde financeira na terceira idade?
Carreira / EmpregoEntrevista demissional: veja os assuntos questionados e como responder!
Carreira / EmpregoGeração game over: jovens profissionais podem evitar comportamento prejudicial
Análise técnica (ações)Volume+
Modelos de documentosProcuração para Defesa em Processo de busca e apreensão procedida pela Polícia