Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Pedido de relaxamento da prisão em flagrante (03)

Petição - Penal - Pedido de relaxamento da prisão em flagrante (03)


 Total de: 15.244 modelos.

 

PEDIDO DE RELAXAMENTO DA PRISÃO EM FLAGRANTE

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ____________ - __.

____________, brasileiro, solteiro, ____________, RG nº ___________, residente e domiciliado à Rua ____________, n° ___, bairro ____________, CEP ______-___, na cidade de ____________, UF, por seu procurador ao fim assinado, nos termos do incluso instrumento de mandato (Doc. 1), o qual recebe intimações a Rua ____________, n° ___, sala ___, bairro ____________, CEP ______-___, Fone/Fax: (__) ___-______, na cidade de ____________, UF, vem respeitosamente a presença de V. Exª. pedir o RELAXAMENTO DE SUA PRISÃO, em conformidade com o artigo 5º, LXV, da Constituição Federal, diante dos fatos e fundamentos que a seguir passa a expor:

1 - Em data de __/__/____ o requerente foi preso sob a alegação de ter cometido o delito de furto, elencado no artigo 155 do Código Penal.

2 - Sua prisão foi considerada em flagrante. Porém, o requerente foi preso horas depois do cometimento do delito, em sua casa.

3 - O artigo 302 do Código de Processo Penal elenca as hipótese da prisão em flagrante, in verbis:

"Art. 302. Considera-se em flagrante delito quem:

I - está cometendo a infração penal;

II - acaba de cometê-la;

III - é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração;

IV - é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração."

4 – Ora, o requerente não foi surpreendido enquanto estava cometendo a infração penal, ou quando acabava de cometê-la, não foi perseguido, logo após, em situação que fizesse presumir ser o autor do delito, mas sim, foi localizado e preso horas depois, devido às diligências policiais.

5 – Diante dos fatos elencados, não há como falar em flagrante delito.

6 - Nesse sentido é a jurisprudência ora colacionada:

HABEAS CORPUS - PRISÃO EM FLAGRANTE - ILEGALIDADE - INEXISTÊNCIA DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS A AUTORIZAR A CAUTELA - CONCESSÃO DA ORDEM - RELAXAMENTO DETERMINADO.

O auto de prisão em flagrante é nulo quando inexistentes quaisquer das hipóteses previstas no art. 302 do CPP. Uma vez insubsistente o flagrante, haver-se-á de atentar pela ilegalidade da prisão efetuada contra o paciente.

Ordem concedida, para declarar a nulidade do auto de prisão em flagrante, relaxando a custódia do paciente. Unânime.

Decisão:

Conhecer. Conceder a ordem. Unânime.

(Habeas Corpus nº 19990020007744/DF (113845), 1ª Turma Criminal do TJDFT, Rel. Des. Natanael Caetano. j. 06.05.1999, Publ. DJU 30.06.1999, p. 62).

HABEAS CORPUS - FLAGRANTE REALIZADO EM DESCUMPRIMENTO AO QUE PRECEITUA O ART. 302 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL - RELAXAMENTO DA PRISÃO - ORDEM CONCEDIDA.

Não pode caracterizar a flagrância uma prisão realizada horas depois de cometido o crime, sem ter havido qualquer perseguição do paciente, inexistindo falar-se, também, na hipótese de flagrante presumido.

(Habeas Corpus nº 63.630/8 (em conexão com o de nº 64.487/2), 1ª Câmara Criminal do TJMG, Belo Horizonte, Rel. Des. Sérgio Resende. j. 19.03.1996).

Decisão:

Vistos etc., acorda, em turma a Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, na conformidade da ata dos julgamentos e das notas taquigráficas, à unanimidade de votos, EM CONCEDER A ORDEM.

Isto posto, requer se digne V. Exa. a efetuar o relaxamento da prisão do requerente, expedindo-se o respectivo alvará de soltura em seu favor, eis que não estão presentes os requisitos da prisão em flagrante.

Nestes Termos,

Pede deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal
Impetração de ordem de habeas corpus, com consequente pedido de alvará de soltura
Habeas corpus impetrado para livramento de preso
Alegações finais por parte de réu denunciado pelo crime de furto
Alegação de que os fatos atribuídos ao acusado não ocorrem como vêm narrados nos articulados do l
Decisão que decretou a revelia do réu
Interposição de apelação, por parte de réu que praticou o furto na forma tentada
Apelação em ação penal, pugnando-se pela nulidade do processo ante a inépcia da denúncia
Razões de agravo em execução de fuga
Recurso e razões de roubo qualificado e receptação
Suspensão do curso do processo criminal
Delegação de poderes para representação em juizo
Recurso Especial diante de decisão que considerou inviável a cumulação do "sursis" com a prestaçã