Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Contestação à ação de indenização por acidente de trânsito, na qual se alega a inexistência de culpa do réu

Petição - Civil e processo civil - Contestação à ação de indenização por acidente de trânsito, na qual se alega a inexistência de culpa do réu


 Total de: 15.244 modelos.

 
Contestação à ação de indenização por acidente de trânsito, na qual se alega a inexistência de culpa do réu.

 

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUÍZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE ..... - ESTADO DO .....

AUTOS Nº ......

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência apresentar

CONTESTAÇÃO

à ação de reparação de danos interposta por ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

PRELIMINARMENTE

1. ILEGITIMIDADE PASSIVA AD CAUSAM

A presente ação não deve prosperar, pois, o Contestante não é parte legítima para responder pelos danos, e sim mais uma vítima do eventual acidente, como pode-se provar pelos fatos aduzidos.

2. CONCORRÊNCIA DE CULPA

Também, não pode ser aplicado o princípio da concorrência de culpa, já que ela decorre, tão somente por culpa do condutor do veículo .., que por seu ato, exclusivamente, desencadeou a colisão.

DO MÉRITO

1. EXCLUDENTE DE RESPONSABILIDADE POR FATO DE TERCEIRO

Notadamente, fica claro a falta de ajuste psicofísico do condutor do veículo ........., pois o mesmo colidiu com o veículo do Reclamado seguindo numa pista dupla, como prova o boletim de ocorrência sua absoluta imperícia, essa que se verifica quando o condutor, tendo possibilidade de dominar o veículo, não demonstra competência para fazê-lo.

Diante de sua imperícia, fica o Contestante exonerado da responsabilidade, invocando o fato de terceiro como causador único do evento, demonstrando que deixou de existir relação de causalidade entre o veículo do Reclamante e o seu veículo, pois o acidente foi causado exclusivamente por culpa do condutor do veículo ............

2. NÃO CARACTERIZAÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Não há que se falar em culpa do Reclamado, pois o mesmo também é vítima, visto que, se não fosse tal manobra, o fato não ocorreria, a responsabilidade é única e exclusiva do condutor do veículo ............., sendo ele, portanto, parte legítima para a presente ação, e não o Reclamado.

É entendimento de nossos Tribunais:

ACIDENTE DE TRÂNSITO - COLISÃO MÚLTIPLA - INEXISTÊNCIA DE CULPA CONCORRENTE. "Em acidente de trânsito com colisão múltipla responde pelos danos causados o condutor do veículo que desencadeou o evento, inexistindo qualquer responsabilidade do condutor do veículo lançado. (Rec, n.º 130/96 - 2º JEC - Goiânia - GO J. 28.08.96 Rel. Juíza Sandra Regina Teodoro Reis).

DOS PEDIDOS

Diante do exposto, requer a total improcedência do pedido, pois o Reclamado não é parte legítima para a presente ação, bem como não foi o responsável pela colisão, eis que, seu veículo foi projetado, em razão de forte choque provocado pelo veículo de propriedade da ....., indo de encontro com o veículo Reclamante, sendo, portanto inevitável e imprevisível a conduta do veículo de grande porte, motivo pelo qual, está-se diante de fato de terceiro excludente da responsabilidade.

Protesta por provar o Contestado por todos os meios de prova admitidos em direito, inclusive testemunhal, que deverá ser intimada via correio, para o comparecimento em audiência.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Agravo de instrumento de ação de reintegração de posse de comodato
Impugnação à contestação, alegando-se que a seguradora deve indenizar o segurado
Pedido de substituição, em curatela, em face de óbito de antigo curador
Contra-razões de apelação, pugnando-se pela manutenção de sentença que julgou pela procedência de
Pedido de nulidade de ato jurídico, em face de venda de imóvel por mandatário, após o falecimento
Dissolução e liquidação de sociedade
Inventário pelo cônjuge sobrevivente
Ação de execução de civil da sentença penal
Ação declaratória própria de falsidade de documento
Ação de embargos de terceito de síndico
Embargos de declaração para fins de pré-questionamento (03)
Contestação à ação de indenização por homicídio de réu preso, sob alegação de prescrição qüinqüen