Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Recurso e razões de reincidente de receptação

Petição - Penal - Recurso e razões de reincidente de receptação


 Total de: 15.244 modelos.

 

RECURSO E RAZÕES - RECEPTAÇÃO - NULIDADE - AUSÊNCIA DE INCIDENTE DE RESPONSABILIDADE PENAL - SEMI-IMPUTÁVEL - REINCIDENTE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE __________________(___).

processo-crime n.º _____________________________

objeto: apelação de sentença condenatória e oferecimento de razões.

__________________________, brasileiro, convivente, servente de pedreiro, residente e domiciliado nesta cidade de ________________, pelo Defensor Público subfirmado, vem, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, nos autos do processo crime em epígrafe, ciente da sentença condenatória de folha ______, interpor, no prazo legal, o presente recurso de apelação, por força do artigo 593, inciso I.º, do Código de Processo Penal, combinado com o artigo 128, inciso I, da Lei Complementar n.º 80 de 12.01.94, eis encontrar-se desavindo, irresignado e inconformado com apontado decisum, que lhe foi prejudicial e sumamente adverso.

ISTO POSTO, REQUER:

I.- Recebimento da presente peça, com as razões que lhe emprestam lastro, franqueando-se a contradita ao ilustre integrante do parquet, remetendo-o, após, ao Tribunal Superior, para a devida e necessária reapreciação da matéria alvo de férreo litígio.

Nesses Termos

Pede Deferimento.

__________________, ___ de ____________ de 2.0__.

_______________________________
DEFENSOR PÚBLICO TITULAR

OAB/UF _____________

EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO _____________________

COLENDA CÂMARA JULGADORA

ÍNCLITO RELATOR

"No processo criminal, máxime para condenar, tudo deve ser claro como a luz, certo com a evidência, positivo como qualquer expressão algébrica. Condenação exige certeza... não bastando a alta probabilidade..., sob pena de se transformar o princípio do livre convencimento em arbítrio" (RT 619/267)

RAZÕES AO RECURSO DE APELAÇÃO FORMULADAS POR:

_________________________________

Volve-se o presente recurso contra sentença condenatória editada pelo notável e operoso julgador monocrático titular da _____ Vara Criminal da Comarca de _________________, DOUTOR _______________, o qual em oferecendo respaldo de agnição à denúncia, condenou o apelante a expiar, pela pena de (01) um ano de reclusão, acrescida da reprimenda pecuniária, cifrada em (10) dez dias-multa, dando-o como incurso nas sanções do artigo 180, caput, do Código Penal, sob a clausura do regime semi-aberto.

A irresignação do apelante, ponto central da presente peça, centra-se e condensa-se em três tópicos. A guisa de preliminar, pleiteará a nulidade do feito por ter-se preterido a realização de prova indispensável, qual seja a instauração de incidente de responsabilidade penal do réu, para aferição de sua capacidade de volição e cognição à época do fato; e no mérito, num primeiro momento discorrerá sobre a ausência de concreção do tipo penal a remanesceu condenado, o que é aferido e constado, com uma clareza o doer os olhos, pela prova reunida à demanda, o que conduzirá, em grau recursal, a absolvição do recorrente, por atipicidade na conduta; para num segundo e derradeiro momento postular pela expunção da circunstância agravante da reincidência, ante sua notória e incontrastável inconstitucionalidade.

Passa-se, pois a ferir os pontos alvos de debate.

PRELIMINARMENTE

Consoante reluz das considerações finais de folha _______, foi solicitada pela defesa pública a instauração de incidente de responsabilidade penal do réu, visto que o mesmo é dependente de substâncias psicotóxicas, o que veio a lume com o depoimento do genitor deste à folha ____, onde consta:"... disse que seu filho consome substância entorpecente desde de bem jovem..."

Referida assertiva foi comprovada pela via documental (vide Ofício de folha ___), constando da missiva que o réu foi internado em Clínica Psiquiátrica para viabilizar tratamento contra a drogadição, recebendo alta por fuga!

Entrementes, o nobre Julgador Singelo, entendeu por bem em rechaçar a instauração do incidente, o fazendo sob os argumentos dedilhados à folha _______.

Contudo, o indeferimento da perícia buscada legou dantesco cerceamento de defesa ao réu, na medida em que não pode provar, pela via científica, a limitação - ainda que parcial - que detinha de sopesar e avaliar a realidade que o cercava, face ser refém de substâncias entorpecentes à época dos fatos prefigurados pela denúncia.

Sabido e consabido, que a amputação parcial da capacidade de cognição e volição - uma vez atestada por perícia - implica na redução da pena ante a semi-imputabilidade do réu.

Porquanto, o indeferimento do pedido de submissão do apelante ao incidente, acarretou dantesco cerceamento de defesa, na medida em que coibiu-se ao réu, de realizar prova legítima, a qual se positivada implicaria em redução substancial da sanção corporal imposta, com o que remanesceu violado e transgredido o primado constitucional da ampla defesa.

Tal anomalia processual, acarreta a nulidade do feito, o que se postula seja reconhecido e proclamado sem mais vagar, em grau de revista.

DO MÉRITO

1.) ATIPICIDADE NA CONDUTA

Em que pese o apelante ter afirmado ao juízo que tinha escasso conhecimento da origem falsa do bem adquirido, temos, como dado insopitável, que desconhecia a identidade do vendedor.

Assim, não tendo-se apurado no caminhar da instrução, quem transmitiu, efetivamente, dito bem da vida cobiçado pelo réu, resta descaracterizado o tipo reitor da receptação.

Neste norte é a mais abalizada jurisprudência que jorra dos tribunais pátrios, digna de decalque face sua extrema pertinência ao caso em discussão:

"O crime de receptação dolosa (art. 180 caput do Código Penal) pressupõe crime antecedente e o receptador não pode ser responsabilizado sem que definitivamente se declare a existência deste pressuposto. Pressupõe, ainda, o conhecimento pelo acusado da origem criminosa da coisa e identificação da pessoa que transmitiu o bem. Sem tais elementos é impossível a caracterização do delito" RT: 663/293

Donde, sendo dado incontroverso, que permaneceu incógnito o nome e a identidade de quem vendeu o bem da vida, impõe-se a ab-rogação da sentença objeto de incisiva exprobação, eis carente de sustentação lógica, axiológica e jurídica.

Conseqüentemente, a sentença estigmatizada, por se encontrar lastreada em premissas inverossímeis, estéreis e claudicantes, clama e implora por sua reforma, missão, esta, reservada aos Preclaros Desembargadores, que compõem essa Augusta Câmara Criminal.

2.) DA REINCIDÊNCIA

Sobremais, inadmissível, tenha o recorrente agravada sua pena pela reincidência, haja vista, que pelo delito anterior o réu já foi penalizado, não podendo o mesmo expiar duas vezes pelo mesmo fato - ainda que a exasperação da pena venha dissimulada pela agravante estratificada no artigo 61, inciso I, do Código Penal - sob o risco de incidir-se num bis in idem, flagrantemente inconstitucional.

Neste sentido, já decidiu o Terceiro Grupo Criminal, nos embargos infringentes n.º 70.000.916.106, em 16 de junho de 2000 cuja ementa assoma de obrigatória transcrição:

"EMBARGOS INFRINGENTES - AGRAVAÇÃO DA PENA PELA REINCIDÊNCIA. A agravação da pena pela reincidência, caracteriza bis in idem. Um mesmo fato não pode ser tomado em consideração duplamente porque possibilita uma inadmissível reiteração no exercício do jus puniendi do Estado.

Embargos acolhidos para que prevaleça o voto minoritário que afasta o acréscimo da pena pela reincidência. Predominância dos votos mais favoráveis do empate."

No mesmo sentido, é a posição adotada pela 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado, na apelação criminal n.º 70.000.847.699, cujo decalque veicula-se inarredável, por ferir com maestria e propriedade a matéria submetida a desate.

"FURTO. CONSUMAÇÃO. MOMENTO. O CRIME DE FURTO SE CONSUMA, SE APERFEIÇOA, QUANDO OCORRE A INVERSÃO DA POSSE DA RES, OU SEJA, O AGENTE PASSA A TER A TRANQÜILA DETENÇÃO DA COISA, AINDA QUE POR CURTO ESPAÇO DE TEMPO, E LONGE DA VIGILÂNCIA DA VÍTIMA. PENA. DOSIMETRIA. REINCIDÊNCIA. DESVALOR DE AGRAVAMENTO. CONSIDERANDO A GARANTIA CONSTITUCIONAL DA LIBERDADE, DEVE-SE, FAZENDO UMA RELEITURA DA LEI PENAL, APENAS DAR VALOR POSITIVO AS CIRCUNSTÂNCIAS JUDICIAIS DA CONDUTA SOCIAL E PERSONALIDADE. SÓ PODEM SER CONSIDERADAS PARA BENEFICIAR O ACUSADO, E NÃO MAIS PARA LHE AGRAVAR A PENA. E DENTRO DESTE RACIOCÍNIO, TAMBÉM TEM-SE QUE AFASTAR O AGRAVAMENTO DA PUNIÇÃO PELA REINCIDÊNCIA. INCLUÍ-LA COMO CAUSA DE AGRAVAÇÃO DE PENA, NÃO LEVA EM CONTA QUE O DELINQÜENTE REINCIDENTE NEM SEMPRE E O MAIS PERVERSO, O MAIS CULPÁVEL, O MAIS PERIGOSO EM CONFRONTO COM O PRIMÁRIO. ALÉM DISSO, MÃO PODE O PRÓPRIO ESTADO, UM DOS ESTIMULADORES DA REINCIDÊNCIA, NA MEDIDA EM QUE SUBMETE O CONDENADO A UM PROCESSO DESSOCIALIZADOR, DESESTRUTURADO SUA PERSONALIDADE POR MEIO DE UM SISTEMA PENITENCIÁRIO DESUMANO E MARGINALIZADOR, DEPOIS EXIGIR QUE SE EXACERBE A PUNIÇÃO A PRETEXTO DE QUE O AGENTE DESRESPEITOU A SENTENÇA ANTERIOR, DESPREZOU A FORMAL ADVERTÊNCIA EXPRESSA NESSA CONDENAÇÃO E, ASSIM, REVELOU UMA CULPABILIDADE MAIS INTENSA. (09 FLS)" (Apelação Crime nº 70000847699, 6ª Câmara Criminal do TJRS, Garibaldi, REL. DESEMBARGADOR DOUTOR SYLVIO BAPTISTA NETO. j. 27.04.2000).

Portanto, cumpre exorcizar-se a agravante da reincidência, reduzindo-se a pena-base tendo por estamento a confissão espontânea, a qual somente não operou em virtude de concorrer com a reincidência (vide folha ________), redimencionando-se, assim, a pena definitiva, bem como alterando-se o regime de cumprimento da pena, o qual do semi-aberto, passará para o aberto.

ANTE AO EXPOSTO, REQUER:

I.- Seja acolhida a preliminar antes perfilhada, par ao efeito de decretar-se a nulidade da sentença, uma vez que se amputou ao réu, a realização de prova indispensável, qual seja a instauração de incidente de responsabilidade penal, onde seria aferida sua capacidade de volição e cognição à época do fato, com implicação direta na redução da pena, se positivada a semi-responsabilidade do apelante pelo exame pericial, decorrência direta do uso abusivo e nocivo de substâncias entorpecentes pelo último.

II.- No mérito, seja desconstituída a sentença buscada rescindir, expungindo-se do decisum o veredicto condenatório uma vez que se encontra descaracterizado o delito de receptação dolosa tributado contra o apelante, o que se vindica com supedâneo no artigo 386, inciso III, do Código de Processo Penal.

III.- Na remota hipótese de sobejar condenado, a despeito do requerido no itens supra, seja reputada tida e havida como inconstitucional a circunstância agravante da reincidência, determinando-se a minoração da pena-base em (06) seis meses, por força da circunstância atenuante confissão espontânea, a qual somente não operou em virtude de concorrer no mesmo grau de equivalência com a recidiva; alterando-se, de resto, o regime de cumprimento da pena, para o aberto.

Certos estejam Vossas Excelências, mormente o Insigne e Culto Doutor Desembargador Relator do feito, que em assim decidindo, estarão julgando de acordo com o direito, e, sobretudo, perfazendo, restabelecendo e restaurando, na gênese do verbo, o primado da JUSTIÇA!

____________________, em ___ de _____________ de 2.0___.

_______________________________
DEFENSOR PÚBLICO TITULAR

OAB/UF _______________


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal