Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Consumidor Trata-se de pedido de pagamento de seguro pelo fato de o autor ter adquirido doença

Petição - Consumidor - Trata-se de pedido de pagamento de seguro pelo fato de o autor ter adquirido doença


 Total de: 15.244 modelos.

 
Trata-se de pedido de pagamento de seguro pelo fato de o autor ter adquirido doença.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor:

AÇÃO ORDINÁRIA DE COBRANÇA

em face de

....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

1. O Requerente é .... aposentado pela Universidade Federal do .... em .... de .... de ...., através da Portaria n.º .... da Pró-Reitoria de Recursos Humanos, publicada no Diário Oficial n.º ...., de .... de .... de ...., Seção ....

2. A causa da aposentadoria foi invalidez por doença. O autor adquiriu a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida - AIDS. Atualmente, passa por período crítico estando internado no Hospital da Comarca de ....

3. O requerente era segurado da .... Descontava mensalmente em seu contracheque verba destinada ao pagamento do seguro que cobria, também, o caso de invalidez por doença.

4. Infelizmente a esposa do autor não conseguiu receber o valor do seguro. Sequer a apólice lhe foi fornecida. A cada comparecimento da esposa do Segurado novos documentos eram pedidos, até que informaram a ela - verbalmente - que o seu marido não tinha direito a receber o seguro.

Assim, restou a via judicial para satisfazer o crédito do proponente da ação.

DO DIREITO

O autor tem direito ao recebimento do valor do seguro, visto que firmou contrato com a seguradora e não há motivos para o não pagamento do valor acertado.

Requer o autor, com fulcro no artigo 355 do CPC, que a ré seja obrigada a exibir em Juízo a apólice referente ao seguro cuja mensalidade era descontada em folha de pagamento do requerente. Destina-se tal documento a comprovar o direito do peticionário, bem como aferir o valor que deve receber em face de sua invalidez por doença. Ou seja: trata-se de documento indispensável para que se possa definir o quantum a que tem direito o segurado.

A obrigação de exibir a apólice é irrecusável em face das normas legais vigentes, especialmente o Código de Defesa do Consumidor.

DOS PEDIDOS

Ante o exposto, requer-se:

1. A citação da ré - por via postal - na pessoa de seu representante legal, para que venha a Juízo oferecer resposta à presente ação, sob pena de incidir em revelia caso não o faça;

2. O deferimento da produção das provas admitidas em direito;

3. Não tem o autor condições de custear as despesas processuais, sem prejuízo do sustento próprio e de sua família. Por isso requer a concessão dos benefícios da Justiça Gratuita, na forma da Lei n.º 1.060/50, a fim de que possa exercer seu direito de acesso ao Poder Judiciário de forma ampla e irrestrita.

4. Ao final, seja julgada procedente a ação para condenar a ré a pagar ao autor a quantia referente ao seguro contratado, acrescida dos consectários legais (correção monetária e juros) e verbas de sucumbência.

Dá-se à causa o valor de R$ .....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Consumidor
Exceção de incompetência de cobrança
Ação de rescisão contratual com pedido de suspensão de pagamentos
Interposição de ação monitória, a fim de devolução de valores a ex-consorciado, com a devida corr
Memoriais em recurso de apelação
Mandado de segurança por interrupção de serviço essencial
Pedido visando a retirada de nome de consumidor de cadastro de inadimplentes
Contestação em ação de cobrança por pagamento tempestivo
Inexistência de indicação da garantia em conta corrente
Recurso especial de crédito direto ao consumidor
Ação de prestação de contas com exibição de documentos em face de encerramento de conta bancária
Alegações finais em ação em que o autor pretende a restituição de valores pagos à previdência pri
Ilegitimidade passiva de correção monetária em consórcio