Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Consumidor Embargos de declaração interposto de decisão interlocutória

Petição - Consumidor - Embargos de declaração interposto de decisão interlocutória


 Total de: 15.244 modelos.

 
Embargos de declaração interposto de decisão interlocutória.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

de decisão interlocutória às fls...., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Data vênia, considerando que o r. Despacho de fls. ........ versa especialmente sobre a dilação probatória, entende o Réu que a questão relativa a aplicação das normas contidas no Código de Defesa do Consumidor deveria ter sido apreciada por este Juízo.

Logicamente que tal apreciação poderia ocorrer posteriormente, consoante faculta o ordenamento processual, mas em razão de ser o Réu hipossuficiente em relação a instituição financeira autora desta lide, s.m.j., a questão da aplicação do CDC especialmente em relação a inversão do ônus da prova é demais necessária e de direito.

Também não é a cediça condição de hipossuficiência que os consumidores tem em razão das instituições financeiras o único motivo da devida inversão do ônus da prova. É que a Autora tem de sobra todas as condições técnicas e financeiras para a dilação probatória em razão da perícia já determinada por este Juízo.

Ademais, quanto a aplicação de juros não contratados acima dos .......% ao ano, são verossímeis as alegações do Réu constantes no item 5 da contestação de fls., onde se pode verificar a aplicação de taxa de juros à base de ......% ao mês, o que conduz a uma taxa efetiva anual acima de ......% ao ano.

Neste lanço, com a efetiva aplicação do Código de Defesa do Consumidor ao caso, restará incumbido à Autora a prova em contrário.

É pacífica a jurisprudência no sentido de reconhecer a hipossuficiência dos consumidores - pessoas físicas - em relação as instituições financeiras, as quais sempre invertem o ônus da prova a favor daqueles consumidores e, por tal motivo e por brevidade, deixamos de alongar este petitório com centenas de julgados neste sentido.

DO DIREITO

Inobstante a decisão embargada não seja sentença ou acórdão (art. 535 do CPC), vale-se o Réu do entendimento da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça sobre o tema, vejamos:

"art. 535: 11c. "Decisão interlocutória. Os embargos declaratórios são cabíveis contra qualquer decisão judicial e, uma vez interpostos, interrompem o prazo recursal. A interpretação meramente literal do art. 535 do CPC atrita com a sistemática que deriva do próprio ordenamento processual, notadamente após ter sido erigido a nível constitucional o princípio da motivação das decisões judiciais" (In Código de Processo Civil - Theotonio Negrão - 35ª edição - página 595).

DOS PEDIDOS

Ante o exposto, requer sejam os presentes embargos acolhidos por este Douto Juízo, a fim de que seja pronunciado a aplicação das normas do Código de Defesa do Consumidor a presente ação e, de conseqüência, seja invertido o ônus da prova a favor do Réu.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Consumidor
Responsabilidade objetiva de extravio de bagagem
Ação civil pública contra cobrança de taxa de iluminação pública casada com cobrança de taxa de e
Reclamação de aumento indevido do aluguel
Pedido de devolução de correção monetária de consórcio
Pedido de indenização por dano moral, em face de cadastro de nome de consumidor em banco de inadi
Juros capitalizados em arrendamento mercantil
Cumulação com juros em cédula de crédito industrial
Contraminuta em agravo de instrumento, pugnando pelo direito de rematrícula de aluna inadimplente
Ação civil pública visando a manutenção da tarifa social de energia elétrica
Rito sumário de cobrança
Recurso especial interposto em face de infrigência de lei federal
Ação civil pública para vedar a inclusão de nomes de consumidores em cadastro do serviço de prote