Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Consumidor Aumento abusivo de financiamento de imóvel

Petição - Consumidor - Aumento abusivo de financiamento de imóvel


 Total de: 15.244 modelos.

 

CONTRATO DE MÚTUO - SFH - FINANCIAMENTO DE IMÓVEL - AUMENTO ABUSIVO - CONTRATO DE ADESÃO - CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - ART 42 CDC
 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ....ª VARA FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DA COMARCA ...., DO ESTADO DO ....
 

A Associação ...., entidade sem fins lucrativos com registro no Cartório Privado de Registro Civil das Pessoas Jurídicas sob nº .... do protocolo A-.... registrado sob nº .... do Livro A-.... em .... de .... de ...., com abrangência na Comarca de .... e região, inscrita junto ao CNPJ/MF sob nº ...., e com sede na Rua .... nº ...., telefone ...., na Comarca de ...., Estado do .... (doc. nº ....), representada neste ato, por seu presidente, o Sr. .... (qualificação), portador da Cédula de Identidade/RG nº ...., e do CNPF/MF nº ...., residente e domiciliado na Rua ... nº ...., conjunto residencial ...., na Comarca de ...., Estado do .... (doc. nº ....), por seus procuradores ao final subscrito, os advogados ....., devidamente inscrito junto à OAB/...., sob nº ...., ambos com escritório profissional sito na Rua .... nº ...., sala ...., telefone ...., na Comarca de ...., Estado do ....., conforme instrumento de procuração em anexo (doc. nº ....), vem respeitosamente a presença de Vossa Excelência, propor a presente

AÇÃO CIVIL PÚBLICA DE RESPONSABILIDADE COM PEDIDO LIMINAR CONTRA DANOS A INTERESSES INDIVIDUAIS HOMOGÊNEOS

contra, ...., instituição financeira sob forma de empresa pública federal, instituída nos termos do Decreto-lei nº 759, de 12 de agosto de 1969, regendo-se atualmente pelo estatuto aprovado pelo Decreto nº 1.138 de 09 de maio de 1994, inscrita no CNPJ/MF sob nº ....., com sede em ..../...., e Superintendência Regional no Estado do ...., na Comarca de ...., na Rua .... nº ....;

...., pessoa jurídica de direito público, com endereço na Rua .... nº ...., na Comarca de ...., Estado do ....

...., com sede na Av. .... nº ...., na Comarca de ...., Estado do ...., inscrita no CNPJ/MF sob nº ....

...., sociedade de economia mista, criada nos termos da Lei Estadual nº 5.113, de 14 de maio de 1965, inscrita no CNPJ/MF sob nº ...., com sede na Comarca de ...., Estado do ....

Fazem parte integrante desta exordial, oito documentos devidamente enumerados.

Pelos fundamentos de fato e de direito a seguir:

DO CABIMENTO DA AÇÃO

Esta ação visa defender os interesses individuais homogêneos dos mutuários do Conjunto Habitacional ...., localizado na Comarca de ...., Estado do ...., que estão pagando, estão sendo chamados a pagar, ou vão pagar as prestações do financiamento dos imóveis do referido conjunto habitacional, ou ainda, estão perdendo tais imóveis por inadimplência em função dos altos valores das prestações calculados pela ...., valores estes, estipulados em contratos de adesão, que apresentam vícios de superfaturamento, conforme adiante se esclarecerá.

A Associação proponente busca o abrigo da Ação Civil Pública em função de se ter configurado o interesse individual homogêneo de todos os contratantes de financiamentos da ...., como os mutuários, residentes no conjunto habitacional ....

O texto constitucional, especificamente em seus artigos 5º, inciso XXXII, e 170, inciso V, ampliou o alcance do instrumento processual criado anteriormente pela Lei nº 7.347/85, para que a Ação Civil Pública tenha por escopo de ser, também, uma demanda substitutiva de múltiplos feitos individuais, quando estes cuidam de interesses individuais homogêneos ou direitos coletivos, assim entendidos os direitos complexos e comuns a uma generalidade de pessoas, caracterizadas não só pelo confronto entre "indivíduo versus autoridade" como também pelo conflito de interesses de feição meta-individual, como é o caso presente, em que se cuida de representar judicialmente os interesses dos mutuários domiciliados no conjunto habitacional ...., na Comarca de ...., Estado do ...., questão que encerra, neste caso, inafastável interesse coletivo previsto no inciso III, do parágrafo único do artigo 81, do Código de Defesa do Consumidor.

Ademais, pelo CDC, os mutuários do setor de construção de habitação, do Sistema Financeiro da Habitação, gerenciado pelas rés .... e ...., enquadram-se em seu artigo 3º, quando as rés se lhes prestam os serviços mencionados, ou seja, enquanto sujeitos passivos de uma relação de mútuo habitacional, que monopoliza o contrato celebrado impondo-lhes condições pré-determinadas, e contra as quais não podem os mutuários se insurgir, devendo acatá-las na íntegra.

Por outro lado, o artigo 21 da Lei nº 7.347/85, com a redação determinada pelo mesmo Código de Defesa do Consumidor, afasta qualquer óbice que poderia ser levantado com relação ao cabimento desta ação, quando afirma:

"Art. 21 - Aplicam-se à defesa dos direitos e interesses difusos, coletivos e individuais, no que for cabível, os dispositivos do Código de Defesa do Consumidor."

Ressalte-se ainda, sobre a matéria, o comentário de Daniel Roberto Fink:

"Todo o título III do CDC, portanto, pode ser utilizado nas ações de que trata a LACP, disciplinando o processo civil dos interesses difusos coletivos ou individuais."

Sem embargos dos argumentos acima colocados, pedidos vênia para transcrever o artigo 2º, da Lei nº 8.078/90, que define o que seja consumidor:

"Art. 2º - Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final, equiparando-se a consumidor a coletividade de pessoas que haja intervindo nas relações de consumo."
Portanto, é lógica a dedução de que o mutuário se enquadra na definição de consumidor, seja por ser adquirente de um produto, a moradia, seja pela utilização do crédito financeiro de um serviço mediante sua remuneração.

Neste sentido, dispõe, de modo a encerrar a questão, o artigo 3º, § 2º, da Lei nº 8.078/90:

"Art. 3º - ...
§ 2º - Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária."

DA LEGITIMIDADE ATIVA

A Associação proponente busca amparo legal, nos dispositivos da Lei nº 7.347/85, que dispõe em seu artigo 5º, incisos I e II, quanto a legitimidade ativa os seguintes requisitos:

"I - Esteja constituída a pelo menos um ano, nos termos da lei civil;
II - Inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteção ao meio ambiente, consumidor (...) ou a qualquer outro interesse difuso ou coletivo."

A comprovação de que a Associação proponente possui tais requisitos, está contida nos documentos anexos (doc. nº ....).

DA LEGITIMIDADE PASSIVA

No que se refere à legitimidade passiva das rés, pedimos vênia para transcrever os ensinamentos do douto administrativista Dr. Hely Lopes Meirelles:

"A legitimação passiva estende-se a todos os responsáveis pelas situações ou fatos ensejadores da ação, sejam pessoas físicas ou jurídicas, inclusive as estatais, autárquicas ou paraestatais, porque tanto estas como aquelas podem infringir normas de direito material de proteção ao meio ambiente ou ao consumidor, incidindo na previsão do artigo 1º da Lei 7.347/85, expondo-se ao controle judicial de suas condutas."
(in Mandado de Segurança, citação à página 122, 14ª edição, 1990, Malheiros Editores Ltda.).

Tenha-se, ainda presente, que nos termos do Código de Defesa do Consumidor são legitimados passivos:

"Art. 12 - O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, o importador ... independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projetos, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos."

No mesmo sentido, com a devida vênia transcrevemos o disposto no art. 22 do mesmo Código:

"Art. 22 - Os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigadas a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.

Parágrafo único - Nos casos de descumprimento total ou parcial, das obrigações referidas neste artigo, serão as pessoas jurídicas compelidas a cumpri-las e a reparar os danos causados, na forma prevista neste Código."

Tais argumentos jurídicos deixam claro a responsabilidade das pessoas jurídicas que figuram no polo passivo da presente ação, no entanto, reafirmando a legitimidade passiva, ou seja a responsabilidade civil da .... e da ...., cumpre ressaltar o disposto no Decreto-lei nº 2.291, de 21 de novembro de 1986, que extinguiu o Banco Nacional de Habitação (BNH), que em suas alíneas "b" e "c", do parágrafo 1º, de seu artigo 1º, dispõem:

"Art. 1º - ...
Parágrafo 1º - A Caixa Econômica Federal sucede o BNH em todos os seus direitos e obrigações, inclusive:
a) ...
b) Na gestão do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, do Fundo de Assistência Habitacional e do Fundo de Apoio à Produção de Habitação para a população de baixa renda;
c) Na coordenação e execução do Plano Nacional de Habitação Popular - PLANHAP, e o Plano Nacional de Saneamento Básico - PLANASA, observar as diretrizes fixadas pelo Ministério do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente."

Ainda com relação à legitimidade passiva, as rés firmaram, em .... de .... de ...., Contrato de Empréstimo para Execução de Empreendimento Habitacional através do PROHAP/Setor Privado, para construção do Conjunto Habitacional .... (doc. nº ....).

Tal contrato, caracteriza-se como um contrato padrão para financiamento e construção de empreendimentos habitacionais, financiados e construídos com recursos do FGTS, recursos estes geridos pela ....

Este contrato atende aos requisitos estipulados pela Circular Normativa nº 132/90, que define o procedimento para a obtenção de financiamento para construção de Conjuntos populares com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS.

Neste contrato figura como Credora, a ...., como Devedora, a Construtora ...., e como Interveniente e Doadora em Garantia Hipotecária, a Companhia ...., dentre outros.

Por este contrato, a .... concede empréstimo à Construtora ...., para a produção e comercialização de .... (....) unidades habitacionais integrantes do Conjunto Habitacional ...., conforme a cláusula segunda do referido contrato.

O parágrafo único da referida cláusula estipula que os recursos correspondentes terão a seguinte destinação específica: Habitação, infra-estrutura, custo de projeto, remuneração do agente de assessoria técnica, PRODEC, despesa de legalização do empreendimento e taxa de administração da ....

Tal alusão a este contrato, tem o intuito de demonstrar a Vossa Excelência, de forma inequívoca, a responsabilidade da ...., da ...., da ...., e por fim da ...., senão vejamos:

O parágrafo único da cláusula sétima deste contrato estipula que:

"PARÁGRAFO ÚNICO - A entrega da última parcela do empréstimo (...), ficará condicionada à verificação, pela CEF:
a) da conclusão total da obra e de que nela foram investidas todas as parcelas anteriores entregues;"

Quanto a Construtora ...., assim dispõe a cláusula décima segunda do referido contrato:

"CLÁUSULA DÉCIMA - SEGUNDA - DA DECLARAÇÃO DA DEVEDORA E CONSTRUTORA: Declara a DEVEDORA e construtora, já qualificada, como responsável pela execução da obra objeto deste financiamento:
I) ...
II) ...
III) ...
IV) que executará as obras mencionadas, observando as plantas e demais documentos aceitos pela CEF;
V) que responderá pela segurança, solidez da construção, bem como pelos requisitos técnicos indispensáveis ao bom andamento da obra;"

Apesar dos fortes argumentos anteriores colocados, e com a costumeira vênia, transcrevemos o disposto na Constituição Federal, em seu art. 37, § 6º:

"Art. 37 - ...
§ 6º - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurando o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa."

Pinto Ferreira, em comentário ao dispositivo constitucional sobredito (in Constituição Brasileira, Vol. II, pág. 398/399) ensina que a responsabilidade civil:

"É a obrigação de reparar o dano causado."

E que:

"Ela se origina de simples imposição legal (responsabilidade objetiva), ou de fato ilícito praticado por agente responsável, ou pessoa por quem tal agente responde, ou por alguma coisa pertencente ao agente."

Ainda, segundo Pinto Ferreira, (in Constituição Brasileira, Vol. II, pág. 404):

"O Estado pode ser obrigado ao ressarcimento do dano causado sempre que ocorre a culpa 'in elegendo', a culpa 'in vigilando' e a culpa 'in omitendo', sem prejuízo de sua responsabilidade objetiva."

Isto colocado, entendemos como clara a responsabilidade civil das rés e sua legitimidade passiva.

DA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL

Nesta ação está em discussão a responsabilidade objetiva da ...., da ...., da .... e da ...., sobre danos causados a consumidores, no caso, mutuários do Conjunto Habitacional ....

Neste sentido, dispõe o inciso I, do artigo 109 da Constituição Federal de 05 de outubro de 1988, que:

"Art. 109 - Aos Juizes Federais compete processar e julgar:
I - As causas em que a União, entidade autárquica ou empresa pública federal forem interessadas na condição de autora, rés, assistentes ou oponentes ..."

Portanto é clara, em função do texto constitucional, a competência da Justiça Federal para o ajuizamento da presente ação.

DOS FATOS

A ...., concedeu em .... de .... de ...., à ...., empréstimo de, à época, R$ .... (....) através de Contrato de Empréstimo, para Execução de Empreendimento Habitacional através do PROHAP/Setor privado, obedecendo o cronograma de desembolso anexo ao contrato (doc. nº ....), com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS, tendo como objetivo a produção e comercialização de .... unidades habitacionais integrantes do Conjunto Habitacional ...., localizado na Comarca de ...., Estado do ...., na conformidade do projeto aceito pela ...., cujos elementos técnicos, econômicos e financeiros passaram a fazer parte integrante do referido contrato, tendo sido estabelecido que os recursos correspondentes teriam a seguinte destinação específica: Habitação, infra-estrutura, custo de projeto, remuneração do agente de assessoria técnica, PRODEC, despesa de legalização do empreendimento e taxa de administração da ....

Tal empreendimento, está compreendido em seus elementos técnicos, econômicos e financeiros, bem como em seus demais atos, no processo arquivado junto a .... sob nº ....

Ocorre que em fins do mês de .... de ...., o então Exmo. Sr. Governador do Estado do ...., Sr. ...., e o Sr. ...., à época, Secretário de Habitação do Estado do ...., denunciaram insistentemente a existência de fraudes e superfaturamento na construção e comercialização de imóveis, no Estado do ...., construídos com recursos geridos pelo Sistema Financeiro da Habitação.

No período compreendido entre o final do mês de .... e durante o mês de .... de ...., o Governador do Estado do ...., fez veicular anúncios insistentemente repetidos nas emissoras de televisão, mostrando imóveis financiados pela ...., acompanhado dos seguintes termos:

"VEJA SÓ AS CASAS QUE A CAIXA ECONÔMICA CONSTRÓI NO PARANÁ!
CASAS DE 20 A 27 METROS QUADRADOS, DE PÉSSIMO ACABAMENTO E QUE CUSTAM ATÉ SEISCENTOS MIL CRUZEIROS O METRO QUADRADO!
O MESMO PREÇO DE UM APARTAMENTO EM BAIRRO NOBRE EM QUALQUER GRANDE CIDADE!
A CAIXA CONSTRÓI ESTAS CASAS EM ACERTO DIRETO COM AS EMPREITEIRAS!
AS RESPONSABILIDADES DEVEM SER APURADAS!
ISSO PRECISA TER UM FIM!
ESTA É UMA DENÚNCIA DO PARANÁ!
UM ESTADO DO AMOR PELO BRASIL!

Tais denúncias, em função da publicidade e notoriedade que alcançaram, tornaram-se de domínio público, dispensando, portanto, prova material.

As mesmas denúncias chegaram também, às manchetes dos jornais (doc. nº ....).

A notícia das denúncias foi levada ao Congresso Nacional, pelo então Governador, o Sr. ........., que posteriormente foi convocado a prestar esclarecimentos e informações à famosa CPI da corrupção (doc. nº ....).

Em virtude da repercussão alcançada pelas denúncias do Governo do Paraná, através de seu Governador, à época, a Requerida ...., instaurou através da portaria nº 235/92, de 06 de julho de 1992 e complementada pela portaria nº 263/92 de 15 de julho de 1992, uma Comissão de Sindicância para apurar a veracidade das denúncias colocadas na televisão e na imprensa.

O resultado desta Comissão, consubstanciou-se no relatório apresentado pela mesma, em 21 de agosto de 1992 (doc. nº ....).

Neste relatório, a referida Comissão esclarece ter feito análise em .... processos de construção de conjuntos habitacionais (pág. 3, item 3.4 do doc. nº ....) a título de amostra, ante o extenso número de conjuntos habitacionais financiados pela Requerida, a ...., em todo o Estado do ....

Afirma ainda, que foram constatadas irregularidades em praticamente todos os conjuntos analisados, não sendo, porém, possível apurar o quantum da fraude, ou seja, o exato valor da diferença paga a mais à empreiteiras, em relação ao custo real dos conjuntos construídos, com financiamento da Requerida, a ...., em função da ausência generalizada de quaisquer subsídios a nível de projetos, orçamentos, memoriais descritos e detalhamento técnico dos serviços a serem executados, que pudesse permitir uma apropriação precisa de custo a nível analítico, envolvendo consumo de material e produtividade de mão de obra (pág. 14, item 6.1.5.2. do doc. nº ....).

Ainda assim, foi possível constatar em alguns conjuntos, uma diferença significativa entre o valor às empreiteiras e o valor de custo de alguns conjuntos habitacionais. A título de exemplo, posto que o relatório enumera uma série de outros conjuntos, pedimos vênia para citar o caso do conjunto habitacional .... situado na Comarca de ...., Estado do ...., portanto no mesmo Estado em que se situa o Conjunto Habitacional ...., objeto da presente Ação.

No caso do Conjunto ...., a Comissão averiguou um valor de avaliação de .... UPF, já colocados aí, as taxas, encargos, etc., sendo que o valor avaliado para contratação e, portanto, efetivamente pago foi de .... UPF, verificando-se, assim, uma diferença de .... UPF, equivalente a ....% a mais do que o valor do custo, e o que é mais grave, este será o valor, após dividido pelo número de imóveis que compõe o conjunto, a ser repassado aos mutuários deste mesmo conjunto (pág. 10, item 6.1.1., alínea H, do doc. nº ....).

Muito embora o Conjunto Habitacional ...., não tenha sido, especificamente, objeto de análise da referida Comissão, não é preciso muito esforço de abstração para se concluir, devido a generalidade de irregularidades constatadas, pela suspeita, quase certeza, de que o Conjunto Habitacional em tela, também possua embutido em seu valor final, superfaturamento e outras irregularidades de toda ordem.

Ora, fossem apenas as denúncias do Governo do Estado do ...., na pessoa do Ex. Governador, Sr. .... e do Secretário de Habitação, à época o Sr. ...., poderia até se questionar dos fundamentos da presente ação, mas, no entanto, até mesmo a Requerida, ...., comprovou a veracidade das denúncias, através do relatório supramencionado, o que deixa claro a necessidade e o fundamento da tutela jurisdicional pretendida.

Não se pode negar o prejuízo sofrido pelos mutuários do Conjunto Habitacional ...., não só pelos excessivos valores cobrados nas prestações impostas pela Requerida, ...., como também pelo repasse do superfaturamento havido, que os mutuários terão de suportar por todo o período que durar o financiamento, ou seja, pelo período de vinte e cinco anos.

Ademais, ainda que infundadas tais denúncias, no que se refere ao Conjunto Habitacional ...., permanece pairando sobre a cabeça dos mutuários, a suspeita de terem o seu direito à aquisição de imóvel próprio a preço de custo, ameaçado pelo repasse do superfaturamento ao preço do imóvel, o que por si só justifica o conhecimento da presente ação e, por conseguinte, a prestação da tutela jurisdicional ao caso em tela.

Data vênia, acredita a autora que, devido a dificuldade de se avaliar, com exatidão e certeza o valor do superfaturamento e as demais irregularidades, surge como inafastável a necessidade de se proceder a investigação de todo o processo envolvendo a construção e comercialização do referido Conjunto Habitacional, o que se pretende fazer durante a instrução processual e que pressupõe, de forma inconteste, a realização de perícia técnica, a ser requerida pela autora em momento oportuno, nos imóveis, ainda que por amostragem, que compõe o Conjunto Habitacional ....

Ad cautelam, sem embargo de entendimento diverso que Vossa Excelência tenha, gostaria a autora, com a devida vênia, de finalizar este tópico afirmando que:

"A COMPLEXIDADE MATEMÁTICA DO ASSUNTO NÃO ELIDE O DIREITO DE FATO."

DA MEDIDA LIMINAR

O contrato por instrumento particular de compra e venda, mútuo com obrigações e quitação parcial, celebrado entre as Requeridas ...., ...., e como Interveniente Anuente, a ...., com os mutuários do Conjunto Habitacional .... (doc. nº ...., anexado a título de exemplo, posto que, todos os demais contratos entre as partes são idênticos), caracteriza-se como um contrato de adesão, uma vez que é vedado aos mutuários a alteração de qualquer cláusula contratual - ou assina e submete-se ao contrato sem discuti-los, ou fica impossibilitado de adquirir o financiamento - restado ao mutuário, em casos extremos, o recurso, constitucionalmente assegurado, à tutela jurisdicional.

No que pertine aos contratos de adesão, prescreve o caput do artigo 54 do CDC:

"Art. 54 - Contrato de Adesão é aquele cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo."

Ainda, que possua a denominação de "contrato por instrumento particular de compra e venda", possui, tal contrato, feição de contrato público, já que sabe-se e desde Roma se afirma que:

"O nome não faz o direito."

A relação mutuário e instituição financeira é creditícia, e, em assim sendo, mesmo que os contratos de mútuo, no âmbito do SFH possuam natureza jurídica de contrato de adesão, este necessariamente não deve proteger somente quem os elabora, em razão de sua previsão legal ser oriunda de norma de direito público.

Justamente, por não ser o mutuário quem elabora as normas e cláusulas contratuais, dada a natureza do contrato de adesão, é que se deve proteger o interesse do mutuário/devedor - normalmente o menos favorecido economicamente, a fim de permitir, no mínimo, um equilíbrio entre as partes, evitando-se, assim, a existência de uma relação draconiana felizmente quebrada, agora, pelo Código de Defesa do Consumidor, livrando-o do ônus que se impunha à parte menos favorecida.


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Consumidor
Inscrição no SERASA durante ação judicial
Alienação fiduciária de conversão de busca e apreensão em depósito
Aposentadoria por invalidez - AIDS
Cumulação com juros em cédula de crédito industrial
Interposição de embargos de declaração em face de omissão em despacho que concedeu tutela antecip
Ação de execução de cédula de crédito comercial
Apelação em mandado de segurança, ante corte de energia elétrica por suspensão de medida liminar
Embargos de declaração para fins de pré-questionamento (02)
Financiamento imobiliário
Ação proposta por consumidor, visando a alteração de índice de correção monetária de parcelas ref
Ação declaratória de ilegalidade c/c repetição de indébito
Contestação sob alegação de regularidade de inscrição em cadastro de inadimplentes