Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Impugnação à contestação, em ação de indenização, aduzindo-se a desnecessidade de sobrestamento do feito ante a existência de ação penal em curso

Petição - Civil e processo civil - Impugnação à contestação, em ação de indenização, aduzindo-se a desnecessidade de sobrestamento do feito ante a existência de ação penal em curso


 Total de: 15.244 modelos.

 
Impugnação à contestação, em ação de indenização, aduzindo-se a desnecessidade de sobrestamento do feito ante a existência de ação penal em curso, reiterando-se, ainda, o pedido de reparação de danos pelas lesões corporais causadas à vítima.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

AUTOS Nº ......

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente, nos autos em que contende com ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., à presença de Vossa Excelência apresentar

IMPUGNAÇÃO À CONTESTAÇÃO

pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

PRELIMINARMENTE

DA DESNECESSIDADE DE SOBRESTAMENTO DO FEITO

O art. 935 do Código Civil, diz que não se questiona mais sobre a existência do fato e sua autoria, se as questões se acharem decididas no crime. Ocorre, entretanto, que não houve decisão final no juízo penal, portanto nada impede o seu questionamento na esfera cível.

O artigo 64 do CPP, no seu parágrafo único expõe que o Juiz poderá suspender o curso da ação civil. Verificando-se desta forma a não obrigatoriedade da medida suspensiva.

Todas as evidências apresentadas até o momento, ou seja, denúncia do Ministério Público, sentença de pronúncia, depoimento da vítima e testemunhas na esfera penal, apontam o contestante como culpado do delito, desta forma não pode ser categoricamente reconhecida a inexistência material do fato, sendo assim cabível ação civil (art. 66 do CPP).

Excelência, a presente ação foi levada a efeito em virtude do precário estado de saúde em que se encontra a autora-contestada e a sua dificuldade de sustento próprio, conforme já foi demonstrado, e, o seu sobrestamento acarretaria-lhe sérios prejuízos, pois não existem dúvidas quanto à responsabilidade do contestante na prática do ilícito e a demora da decisão no âmbito penal mostra-se clara.

Pede-se desta forma o prosseguimento do feito, até final sentença, com a condenação do contestante, ficando sem ressonância a preliminar argüida, de sobrestamento da ação.

DO MÉRITO

O contestante nega a autoria, dizendo ser o Sr. ...., o autor do ilícito, embora não possa provar de modo algum o que alega, enquanto que as provas testemunhais evidenciam claramente que foi ele, contestante, o autor dos disparos.

O contestante alega ser impossível ter atirado nas costas da autora, da forma colocada por esta. Ora, se um indivíduo coloca suas mãos no ombro de outra pessoa e com a outra mão desfere os tiros, isto é perfeitamente possível, desde que esteja na retaguarda da vítima, o que é demonstrado pela autora em seu depoimento às fls. .... e pela testemunha .... às fls. ...., ambas declarações dadas no curso da ação penal. Torna-se evidente que esta alegação de impossibilidade da prática da ação delituosa, tem o objetivo apenas de confundir e tumultuar os fatos para dificultarem a decisão, que evidentemente lhe será desfavorável.

Diz ainda o contestante, ter havido um complô para incriminá-lo. E, às fls. ...., em seu depoimento no juízo criminal, narra como teria ocorrido o fato. Excelência, o que o contestante tenta infundadamente colocar é que: uma mulher em defesa de seu amante, coloca-se a frente para protegê-lo, recebendo em conseqüência um tiro que lhe incapacita por toda a vida e depois não objetivando incriminar o verdadeiro autor da infração, com o qual supostamente estaria envolvida, acusa o amante, o mesmo que momentos antes foi por ela defendido, sem se importar com as conseqüências, expondo a própria vida. O que é um absurdo, em comparação com a coerência e a clareza do depoimento da autora-vítima e das testemunhas que presenciaram o fato, onde se conclui claramente quem foi autor dos disparos, ou seja, o contestante.

E, foi diante desta coerência e provas apresentadas, que no juízo criminal, o digno representante do Ministério Público apresentou de forma clara e coesa a sua denúncia e o magistrado pronunciou o réu culpado.

O laudo de exames de lesões corporais (fls. ....), mostra a gravidade da lesão, o que a causou e as seqüelas deixadas. Havendo total acordo com as declarações da autora, que de forma menos técnica que o laudo, específica a paraplégica dos seus membros inferiores.

Declara ainda o contestante, que não poderia ver a arma de onde se encontrava. Em seu testemunho às fls. ...., esta declara como foi que presenciou o delito, pois colocou-se do lado de fora da casa e pode assim descrever a cena, descrição esta de total coerência com as declarações da autora.

O termo de audiência, da Vara de Família, apresentado às fls. ...., refere-se à guarda e responsabilidade do menor, filho da autora e do contestante. E o motivo de ser favorável ao pai é evidente, pois a autora-mãe não reunia nem reúne, condições físicas e econômicas para cuidar do menor de uma forma segura.

O auto de apreensão e laudo de exames, fls. ...., refere-se a outra arma, que não a causadora dos disparos, pois o contestante não apresentaria como sua a arma que feriu a autora, obviamente, pois desta forma estaria confessando-se culpado e contrariando suas alegações. O fato desta arma ter sido apreendida e ser de propriedade do contestante não o exime da culpabilidade com relação ao delito, não devendo ser este tópico levado em consideração como meio probatório, como não o foi na esfera criminal.

Todas as alegações do recurso interposto no Juízo criminal (fls. ....), foram refutadas se forma clara de insofismável pelo digno representante do Ministério Público daquele Juízo, em suas contra-razões (fls. ....).

Portanto, não podem prosperar as alegações de mérito, por serem infundadas.

DOS PEDIDOS

Diante do exposto, requer:

a) o prosseguimento do feito, sem o sobrestamento da ação;

b) Seja julgada procedente a ação de indenização, condenando-se o contestante réu ao pedido da exordial, com todas as cominações legais.

Decidindo pela forma ora proposta, V. Exa. estará cumprindo o honroso mister de prestar JUSTIÇA!

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Impugnação à exceção de incompetência oposta em ação de busca e apreensão
Contestação ação de despejo sob alegação de não pagamento de aluguel
Mandado de segurança para deferimento de efeito suspensivo à apelação interposta
Pedido de expedição de alvará para levantamento de depósitos
Adoção por guarda anterior
Ação anulatória de contrato de franquia (02)
Execução de prestação alimentícia
Interposição de ação cautelar de arresto
Requerimento de averbação de adoção junto à certidão de nascimento do adotado
Apelação sob alegação de abuso contratual por parte de instituição financeira
Embargos à execução, sob alegação de conexão, carência de ação e juros abusivos, além de outros e
Cumprimento de sentença referente aos honorários sucumbências