Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Embargos de devedor

Petição - Civil e processo civil - Embargos de devedor


 Total de: 15.244 modelos.

 

Embargos de devedor


Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da 00a. Vara Cível de Belo Horizonte.


EMBARGOS DO DEVEDOR - Bem de Família

Processo número 00000

JOSÉ DOS ANZÓIS, brasileiro, casado, aposentado, portador do CPF 00000000, residente e domiciliado à rua Alegria, 00, apto 00, nesta Capital, nos autos da ação de indenização que lhe move PEDRO DE TAL, brasileiro, casado, empresário, portador do CPF 00000, processo de execução em epígrafe, face a penhora de bens que guarnecem a sua moradia e de sua família, respeitosamente, por seu advogado, vem a Vossa Excelência oferecer

EMBARGOS DO DEVEDOR


com fundamento nos fatos e no direito deduzidos a seguir:

1. EMBARGOS EM ARGUIÇÃO DE NULIDADE DE PENHORA

É matéria vacilante nos nossos tribunais a interpretação processual quanto a propriedade ou impropriedade do oferecimento de Embargos do Devedor em matéria que envolve apenas nulidade da penhora de bens de família, vez que tal espécie não se encontra expressamente prevista no Código de Processo Civil. Entretanto, como a Lei 8.009/90 é norma relativamente recente, impõe-se que sejam tomadas as precauções relativas aos prazos processuais e que a argüição de nulidade da penhora se faça pela via dos Embargos do Devedor, no prazo deste.

Somando-se a esta razão é sabido que várias são as decisões do egrégio Superior Tribunal de Justiça que acolheram a nulidade da penhora argüidas pela via de Embargos do Devedor.

Ementa:

EMBARGOS DO DEVEDOR. BEM DE FAMÍLIA: IMPENHORABILIDADE. - PARA A COMPOSIÇÃO DO LITÍGIO CONSIDERA-SE A LIDE TAL COMO SE APRESENTA NO INSTANTE DA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL. - AINDA QUE EFETUADA ANTES DO ADVENTO DA LEI 8.009/90, A PENHORA DEVE SER AFASTADA DO BEM DE FAMÍLIA. - RECURSO ESPECIAL ATENDIDO.

UNÂNIME.

Publicação: DJ DATA:29-11-93 PG:25889

Relator:

MIN:1086 - MINISTRO FONTES DE ALENCAR

Ementa:

PROCESSUAL CIVIL - EMBARGOS A EXECUÇÃO - IMÓVEL RESIDENCIAL - BEM DE FAMÍLIA - IMPENHORABILIDADE.

I - CONSOLIDADO NA JURISPRUDÊNCIA DO STJ O ENTENDIMENTO NO SENTIDO DE QUE TEM INCIDÊNCIA IMEDIATA, DESCONSTITUINDO ATE PENHORA JÁ EFETIVADA, TEXTO LEGAL QUE AFASTA DA EXCUTIRÃO IMÓVEL RESIDENCIAL PRÓPRIO DO CASAL, OU DA ENTIDADE FAMILIAR (BEM DE FAMÍLIA); ASSIM COMO OS EQUIPAMENTOS QUE A GUARNECEM. INTELIGÊNCIA DAS NORMAS DA LEI N. 8.009/90.

II - RECURSO CONHECIDO E PROVIDO.

Publicação: DJ DATA:13-12-93 PG:27456

Relator:

MIN:1085 - MINISTRO WALDEMAR ZVEITER

Entretanto, entendendo este juízo que é impróprio o presente oferecimento de Embargos do Devedor, e que a matéria deve ser tratada apenas como mera provocação do juízo mediante simples petição, conforme decisão do Egrégio Tribunal de Alçada de Minas Gerais, (RJTAMG 28/267), requer seja recebido o presente requerimento apenas nesta qualidade e, por conseqüência, sem os efeitos da sucumbência.

2. SEGURANÇA DO JUÍZO

Conforme consta de fls. 194, na data de 01 de julho de l997 foi juntado o Auto de Penhora e Depósito dos bens do Executado, ora Embargante, restando oportuno o oferecimento de Embargos do Devedor.

3. BENS PENHORADOS

Conforme consta do Auto de Penhora e Depósito, de fls., foi procedida a penhora dos seguintes bens do Embargante:

1. Uma poltrona em veludo, pequena, cor verde, arredondada, antiga;

2. Um conjunto de estofado em vime, com assentos em tecido, sendo um sofá com três assentos e duas poltronas individuais (tecido estampado) em bom estado de conservação;

3. Um bar em madeira, em regular estado de conservação;

4. Um forno de micro ondas, marca Panasonic, cor bege, antigo;

5. Uma máquina de secar roupas, antiga, com mais de quatorze anos de uso, cor branca, marca Brastemp Gran Luxo;

6. Um freezer vertical, antigo, com mais de dez anos de uso, cor marrom, marca Brastemp.

4. NULIDADE DA PENHORA


Data vênia, salta aos olhos que a penhora levada a efeito é nula de pleno direito vez que desatendeu aos termos do mandamento inserto na Lei 8.009/90, cuja jurisprudência do egrégio Superior Tribunal de Justiça não enseja qualquer dúvida.

O Exeqüente, ora Embargado, ao relacionar os bens que desejava penhorar, assumiu os ônus da sucumbência, insistindo que deveriam ser penhorados ainda que sob ordem de arrombamento. E mais, o Exeqüente, sem que a lei assim o definisse, alegou que o Executado possuía poltronas em duplicidade e que os demais itens não estavam protegidos pela Lei 8.009/90.

É certo que a moderna hermenêutica não permite esta interpretação extensiva da Lei em relação aos bens que eventualmente o devedor possua em duplicidade, caso contrário as cadeiras, como obviamente são várias em cada lar, estariam ao largo da proteção.

Ora, se o apartamento tem dois ambientes que comportam dois jogos de poltronas, ademais, poltronas de vime, baratas, é certíssimo que o devedor poderá possuí-las e mantê-las, sem que o fato da duplicidade retire a proteção que a lei lhe confere.

Outro absurdo será considerar um barzinho de madeira como bem passível de penhora. O entendimento vigente é de que o mobiliário, eletrodomésticos, equipamentos e utilidades do lar não podem ser objeto de penhora, muito menos os móveis e utensílios do lar que não representam qualquer valor de mercado.

Por certo, somente estarão fora do âmbito de proteção legal os objetos e direitos tidos como bens de valor, como objetos de arte, impróprios para serem considerados como utilidades de uma residência familiar.

A jurisprudência do egrégio Superior Tribunal de Justiça, além de elucidativa é pacífica, senão vejamos:

Ementa:

MÓVEIS - IMPENHORABILIDADE

A LEI 8.009/90 FEZ IMPENHORÁVEIS, ALEM DO IMÓVEL RESIDENCIAL PRÓPRIO DA ENTIDADE FAMILIAR, OS EQUIPAMENTOS E MOVEIS QUE O GUARNEÇAM, EXCLUINDO VEÍCULOS DE TRANSPORTE, OBJETOS DE ARTE E ADORNOS SUNTUOSOS. O FAVOR COMPREENDE O QUE USUALMENTE SE MANTÉM EM UMA RESIDÊNCIA E NÃO APENAS O INDISPENSÁVEL PARA FAZÊ-LA HABITÁVEL. DEVEM, POIS, EM REGRA, SER REPUTADOS INSUSCEPTÍVEIS DE PENHORA

APARELHOS DE TELEVISÃO E DE SOM.

Publicação: DJ DATA:15-05-95 PG:13400

Relator:

MIN:1015 - MINISTRO EDUARDO RIBEIRO

Ementa:

IMPENHORABILIDADE. LEI NR. 8.009/90. APARELHO TELEVISOR. O APARELHO DE TV INCLUI-SE NO EQUIPAMENTO QUE USUALMENTE GUARNECE A MORADIA DO DEVEDOR, NÃO SE PODENDO TE-LO COMO OBJETO DE ADORNO OU DE LUXO. RECURSO ESPECIAL NÃO CONHECIDO.

Publicação: DJ DATA:05-02-96 PG:01404

Relator:

MIN:1089 - MINISTRO BARROS MONTEIRO

Importa notar que o aparelho de televisão e equipamentos de som, que à primeira vista, poderiam até ser objeto de interpretação extensiva, como equipamentos dispensáveis, se não supérfluos, em decisões recentes, foram mantidos como equipamentos que guarnecem a moradia do devedor e por isto impenhoráveis.

Registre-se mais, não se trata de decisões esparsas provindas de um Tribunal de Alçada cujos costumes regionais possam ser destoantes dos demais Estados Membros da Federação, a decisão é do STJ, Superior Tribunal de Justiça, e são decisões publicadas em l995 e l996.

Diante das ementas retro transcritas pouco resta ao Embargante para enfatizar sobre a utilidade e necessidade dos móveis, do barzinho, do freezer, do forno de micro ondas, e da máquina de secar, utilizados em apartamento, sabidamente destinados à manutenção das roupas, conservação de produtos alimentícios perecíveis e na preparação de alimentos do dia-a-dia, máxime quando são várias as crianças e idosos dentro da família.

Ora, data vênia, desmerece maiores argumentos a presente argüição de nulidade de penhora de bens que guarnecem a moradia do devedor e sua família, razão pela qual, pede e espera que se digne Vossa Excelência de julgar procedentes os presentes Embargos do Devedor, decretando a nulidade da penhora levada a efeito e condenando o Embargado nos ônus da sucumbência.

Para fins de alçada dá-se aos embargos o valor atualizado da execução, ou seja R$ 00000

Nestes termos,
Pede e espera deferimento.
Belo Horizonte


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Contestação à ação de busca e apreensão de veículo alienado fiduciariamente, requerendo o benefíc
Ação popular de incompetência do agente
Ação monitória para fins de recebimento de valores referentes à intermediação de compromisso de c
Ação de indenização por danos morais e materiais, tendo em vista atraso de embarque e extravio de
Impugnação aos embargos monitórios
Ação cominatória de obrigação de não fazer
Contestação à ação de indenização por dano moral (02)
Ação de despejo para demolição
Ação declaratória de rescisão de contrato de assistência médica, cumulada com perdas e danos
Contestação à ação declaratória c/c repetição de indébito de multa condominial
Pedido de extinção do processo com julgamento do mérito, ante a composição entre as partes
Pedido de avaliação dos bens em penhora