Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Embargos à execução fiscal em representação comercial

Petição - Civil e processo civil - Embargos à execução fiscal em representação comercial


 Total de: 15.244 modelos.

 

EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL - REPRESENTAÇÃO COMERCIAL - MANIFESTAÇÃO SOBRE A IMPUGNAÇÃO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA VARA FEDERAL DAS EXECUÇÕES FISCAIS DE ____________ - ___

Processo nº

____________ LTDA, já qualificada nos autos de processo em epígrafe - Embargos à Execução - oferecido contra execução fiscal proposta pelo CORE - Conselho Regional de Representantes Comerciais, por seus procuradores firmatários, vem respeitosamente à presença de V. Exª, ante despacho de fl. ___, dizer e requerer o que segue:

1. Em sua impugnação, a Embargada procurou justificar a dívida fiscal que está cobrando da Embargante, embasando seu argumento em uma Resolução do Conselho Federal dos Representantes Comerciais – CONFERE, pela qual, a palavra representação, constante na razão social de uma empresa, a obrigaria a registro no CORE, independentemente do efetivo exercício da atividade.

2. Não bastasse a escancarada afronta ao princípio da legalidade, baluarte consagrado em nossa carta magna, sobretudo no trato de questões de caráter tributário, referida norma contraria frontalmente os Art. 1º e 2º da Lei 4.886/65, lei que regula a atividade dos representantes comerciais:

LEI Nº 4.886 DE 09.12.1965 - DOU 10.12.1965 - RET 20.12.1965

Art. 1º - Exerce a representação comercial autônoma a pessoa jurídica ou a pessoa física, sem relação de emprego, que desempenha, em caráter não eventual por conta de uma ou mais pessoas, a mediação para a realização de negócios mercantis, agenciando propostas ou pedidos, para transmiti-los aos representados, praticando ou não atos relacionados com a execução dos negócios.

Parágrafo único - ...

Art. 2º - É obrigatório o registro dos que exerçam a representação comercial autônoma nos Conselhos Regionais criados pelo art. 6. desta Lei.

3. Se a lei determina que quem exerce a profissão é que está sujeita ao registro, não pode a norma que se destina a sua interpretação e execução - como é o caso da resolução - dispor de forma diversa.

4. Referida norma é ilegal, pois contraria a Lei 4.886/65 e por afrontar ao princípio da legalidade, vez que dispõe sobre matéria tributária ao querer estender a incidência da contribuição para outros sujeitos passivos, por instrumento normativo inapropriado para este fim.

5. Desta forma, não serve para justificar a cobrança feita pela Embargada, que permanece, assim, desprovida de fundamento legal.

6. Outro ponto levantado pela Embargada em sua impugnação refere-se a revogação da Lei 6.994/82.

7. Primeiramente é importante salientar que a Certidão de Dívida Ativa (CDA) juntada nos autos (fl. 8) da execução fiscal a que se opõe estes embargos, traz como fundamento legal justamente a lei 6.994/82, dita pela Embargada como revogada.

8. Ora, como pode uma lei revogada ser fundamento para CDA, quando o § 5º, III e o § 6º do Art. 2º da Lei 6830/80 (LEF) exige que na CDA esteja contido o fundamento legal da dívida ?

9. Ou a CDA é nula por falta de requisito legal ou a Embargada está querendo embaraçar este juízo com informações contraditórias.

10. Ademais, a singela alegação pela embargada de que a Lei 6.994/82 está revogada, desconstitui a presunção de liquidez e certeza da CDA apresentada nos execução, ratificando os argumentos expendidos pela Embargante em sua inicial.

ISTO POSTO, reitera a Embargante os pedidos formulados na inicial, em especial pelo provimento destes embargos, dispensando, desde já, a produção de outras provas.

Nestes termos,

Pede e Espera Deferimento.

____________, ___ de ____________ de 20__.

p.p. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Pedido de ressarcimento de valores inadimplidos ( taxa de condomínio e danos) por parte de locatá
Interposição de embargos de declaração, tendo em vista o cerceamento de defesa oral em tribuna qu
Inquirição da parte fora da audiência
Indicação de assistente técnico para apresentação de quesitos
Medida cautelar de sustação de protesto (01)
Pedido de indenização em face de ex-locatário que deixou o imóvel em péssimo estado
Pedido de indenização em decorrência de acidente de trânsito (01)
Apelação de sentença em embargos do devedor, alegando excesso de execução e de penhora
Arbitragem em caso de não comparecimento da parte para firmar o compromisso arbitral
Pedido de concessão de liminar para apresentação de documentos, tendo em vista a falta de respost
Inventário de reserva de bems nos próprios autos
Réplica de cobrança de honorários de leiloeiro