Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Agravo retido de deferimento de perícia

Petição - Civil e processo civil - Agravo retido de deferimento de perícia


 Total de: 15.244 modelos.

 

AGRAVO RETIDO - MODELO DE ÓRGÃO PÚBLICO - DEFERIMENTO DE PERÍCIA

EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA ____ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE _________ - UF

Objeto: Agravo Retido nos autos

MUNICÍPIO DE ____________, entidade de direito público interno, com sede na Rua _________, nº ____, Centro Administrativo _________, nesta cidade, inscrito no CGC-MF sob nº _________, por seus procuradores judiciais infra-assinados, que recebem intimações no endereço acima, vem, mui respeitosamente, perante Vossa Excelência, nos termos do artigo 522 e seguintes, combinados com o artigo 188, todos do Código de Processo Civil Brasileiro, interpor o presente recurso de

AGRAVO RETIDO NOS AUTOS contra decisão proferida na folha ____ dos autos da ação de desapropriação nº ____________, movida contra _________ LTDA., com suporte nas razões seguintes:

DOS FATOS

a) O Município de ________ ingressou com ação expropriatória contra _________ LTDA., em razão de absorção de 336m2, dentre um todo maior de 1820m2, de um imóvel pertencente a essa, para o fim de abertura de rua em ________

b) Durante a instrução do feito, a pedido da agravada, a MM. Juíza determinou a realização de perícia econômico-financeira, cuja finalidade é a apuração do lucro a que a ré viria a obter com a venda de salas comerciais e/ou apartamentos, os quais pretendia construir no local desapropriado, segundo projetos juntados aos autos.

c) O fim almejado pela perícia ora em realização é a quantificação dos lucros cessantes, sobre os quais não cabe discussão no processo expropriatório (art. 20 do Dec.-Lei n. 3365/41); podendo, todavia, ser objeto de ação na via ordinária.

d) Dita perícia é tão descabida nos presentes autos desapropriatórios que os assistentes técnicos do Município sequer conseguiram delimitar o conteúdo a que essa se destinaria. Por óbvio, os assistentes da ré, por indicação dessa, sabiam o que questionar, de antemão, ao perito judicial.

e) Contudo, no decorrer da perícia, com o acompanhamento incisivo dos assistentes técnicos do Município, verificou-se a necessidade de questionar o perito judicial, em pontos inicialmente não cogitados. Em assim sendo, a quesitação suplementar tornou-se imperiosa.

f) Para formulação dos quesitos, entenderam, os técnicos, de compulsarem os autos, em especial os projetos, com estudo minucioso, a fim de poder-se encerrar os trabalhos periciais a bom termo para ambas as partes.

g) Assim, requereu-se carga dos autos, por prazo a ser estabelecido pelo Juízo processante, com o intuito de os assistentes técnicos poderem apresentar os quesitos suplementares com a brevidade e certeza necessárias. Todavia, assim não entendeu a ilustre Magistrada, indeferindo o pedido de carga dos autos, por ter sido, o autor, intimado em _________ de ______ para apresentá-los (?).

DO DIREITO

1) Com a devida vênia, ilustre Magistrada, o entendimento manifestado por Vossa Excelência não se coaduna com a realidade dos autos e com o melhor direito. Diz-se isso porque a quesitação do Município é suplementar, ou seja, sua necessidade foi apurada durante a realização da perícia. Não é crível que se queira que os técnicos, sem compulsarem os autos, apresentem os quesitos que entendem necessários para a devida realização da perícia. Ademais, não há dispositivo de lei que exija que as partes tenham cópia de todas as peças processuais.

2) Não é demasiado relembrar que a quesitação suplementar é permitida pelas disposições do artigo 425 do CPC, bem como ao perito e assistentes técnicos é permitida a utilização de todos os meios necessários para o bom desempenho da função (art. 429 do CPC).

3) O indeferimento do pedido de carga dos autos aos assistentes técnicos do expropriante configura-se cerceamento de defesa, uma vez que houve obstaculização do direito de o autor, por seus assistentes técnicos, de bem desempenharem sua função, bem como de defender os interesses do expropriante frente às pretensões da ré. Por se estar defendendo o dinheiro público, todo o empenho e zelo é necessário.

4) Mas não é somente por se tratar da defesa do erário municipal que se entende injusta e ilegal a decisão prolatada por Vossa Excelência, mas por ter propriciado desigualdade entre as partes nesse processo. Tal alegação se faz baseada no fato de que a ré-agravada obteve carga dos autos pelo período de __ a __.__.__, conforme faz prova a certidão exarada pelo Cartório dessa _____ Vara Cível (doc. 01). Constatada essa desigualdade no tratamento entre as partes, configurado está o prejuízo processual acarretado ao Município-agravante, que terá de apresentar os quesitos suplementares sem consulta aos autos, ao passo que a ré teve a oportunidade de consultar os autos pelo período de cinco dias.

5) Por assim, no caso, dois princípios processuais estão sendo afastados, quais sejam, o princípio do contraditório e o princípio da igualdade. É nas lições do mestre Prof. Ovídio Baptista da Silva, in "Curso de Processo Civil", vol I, Sérgio Antonio Fabris Editor, 1987, pp. 55 e 56, que se fundamenta as assertivas retromencionadas:

O princípio do contraditório, ou da audiência bilateral, dá expressão a um princípio de natureza constitucional no direito brasileiro, que é o direito de defesa, ou direito ao devido processo legal, consubstanciado no art. 153, par. 4. da Constituição Federal (...)

O princípio do contraditório, por outro lado, implica num outro princípio fundamental, sem o qual ele nem sequer pode existir, que é o princípio da igualdade das partes na relação processual. Para a completa realização do princípio do contraditório, mister que a lei assegure a efetiva igualdade das partes no processo, não bastando a formal e retórica igualdade de oportunidades. (...)

Diante do exposto, requer-se:

a) seja essa petição de agravo retido recebida nos termos do artigo 522 do CPC;

b) seja a agravada _________ LTDA., intimada do presente recurso para contra-minutar, querendo;

c) Após ouvida a parte contrária, requer-se a reforma da decisão ora agravada, possibilitando o contraditório, a ampla defesa e a igualdade do expropriante frente à expropriada;

d) Caso Vossa Excelência não reforme a decisão agravada, o presente recurso deverá permanecer na forma retida para que seja preliminarmente conhecido por ocasião da interposição do recurso de apelação, caso seja esse necessário, nos termos do artigo 523 do CPC.

Termos em que

Pede recebimento e deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

____________
OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil