Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação ordinária para concessão de benefício previdenciário

Petição - Civil e processo civil - Ação ordinária para concessão de benefício previdenciário


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO ORDINÁRIA PARA CONCESSÃO DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO - INICIAL

EXMO. SR. DR. JUIZ FEDERAL DA M.M. ___ª VARA DE ____________.

SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ____________.

Petição Inicial

____________, brasileiro, casado, trabalhador rural, RG nº ____________, CPF nº ____________, residente e domiciliado à Rua ____________, ____, Bairro ____________, ____________, ___, por seu procurador ao fim assinado, nos termos do incluso instrumento de mandato (Doc. 1), o qual recebe intimações à Rua ____________, ____, s. ____, CEP ______-___, Bairro ____________, Fone/Fax: ____________, ____________, ___, vem respeitosamente a presença de V. Exª. propor a presente:

AÇÃO ORDINÁRIA PARA CONCESSÃO DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO, contra:

____________, autarquia federal, pessoa jurídica de direito público interno, através de sua agência em ____________, ___, localizada à Rua ____________, ____, Bairro ____________, ____________, ___, pelos fatos e fundamento jurídico que a seguir passa a expor:

DOS FATOS

1. O Autor é trabalhador rural, atividade que sempre exerceu, desde os nove anos de idade (______), juntamente com seus pais, em sistema de economia familiar.

2. Em setembro de ______, enquanto afiava ferramentas de trabalho, o Autor sofreu um acidente. O rebolo utilizado soltou-se do motor que o impulsionava, atingindo o pescoço do Autor.

3. Por decorrência desse acidente de trabalho, o Autor recebeu atendimento de urgência, permaneceu hospitalizado, em períodos intercalados, por 2 (dois) anos e sofreu diversas intervenções cirúrgicas, através das quais teve parte de seu aparelho respiratório recomposto (Docs. 2 a 6).

4. Todavia, embora os resultados dos procedimentos cirúrgicos aplicados tenham sido satisfatórios - considerando-se a violência do acidente - o Autor teve sua capacidade respiratória drasticamente reduzida.

5. Em decorrência disso, tornou-se impossível ao Autor continuar a trabalhar, uma vez que as atividades desempenhadas no campo demandam grande esforço físico.

6. Assim, o Autor buscou, em __/__/____, junto a agência de ____________ do ____________, a obtenção de benefício (Docs. 7 e 8).

7. A perícia médica realizada em __/__/____ concluiu pela incapacidade do Autor para o trabalho, indicando __/__/____ como data de início da incapacidade(Docs. 9 e 10).

8. Mesmo assim, em __/__/____ o pedido do Autor foi negado, tendo sido apontada suposta "perda da qualidade de segurado" como causa (Doc. 11).

9. O Autor renovou o pedido, em __/__/____ (Docs. 12 e 13).

10. Submeteu-se a nova perícia médica, na mesma data, a qual concluiu, novamente, pela incapacidade do Autor para o trabalho (Doc. 14).

11. Entretanto, em __/__/____ seu pedido foi novamente negado, pelo mesmo motivo: "perda da qualidade de segurado" (Doc. 15).

12. Uma vez que o Autor, como acima já referido, sempre foi trabalhador rural, essa é a única atividade que sabe desempenhar.

13. Pai de família, tendo sido negados seus pedidos de benefício, precisou continuar trabalhando, o que acarretou em agravamento de suas condições de saúde.

14. Dessa forma, em __/__/____, buscou pela terceira vez o ____________ para pleitear benefício por incapacidade (Docs. 16 a 20).

15. Nova perícia médica foi realizada, em __/__/____, e, desta vez, curiosamente, a conclusão foi de que o examinado não estava incapacitado para o trabalho (Docs. 21 e 22).

16. Ora, a causa da incapacidade sempre foi a mesma, qual seja o acidente acima narrado (item 2).

17. Além disso, na ocasião, o Autor apresentou ao perito do ____________ exames a que tinha sido submetido, tendo os laudos médicos permanecido junto a esse órgão, os quais demonstravam que, em decorrência da lesão, seus problemas de saúde agravaram-se.

18. Não tendo mais condições de trabalhar, tendo buscado, por 3 (três) vezes a obtenção de benefício, e tendo recebido três negativas com fundamentos contraditórios, o Autor obrigou-se a recorrer ao Judiciário para ver seu direito atendido.

DO DIREITO

19. O art. 11, inciso VII, da Lei nº 8.213 de 24 de julho de 1991 assim dispõe:

"Art. 11 - São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas:

(...)

VII - como segurado especial: o produtor, o parceiro, o meeiro, o posseiro de boa fé e o arrendatário rurais, o pescador artesanal e os seus assemelhados, que exerçam suas atividades, individualmente ou em regime de economia familiar, bem como seus respectivos cônjuges ou companheiros e filhos maiores de quatorze anos ou a eles equiparados, desde que trabalhem, comprovadamente, com o grupo familiar respectivo.

§ 1º - Entende-se como regime de economia familiar a atividade em que o trabalho dos membros da família é indispensável à própria subsistência e é exercido em condições de mútua dependência e colaboração, sem a utilização de empregados permanentes

(...)

§ 5º - O cônjuge ou companheiro e os filhos maiores de quatorze anos, para serem considerados segurados especiais, deverão estar envolvidos direta e permanentemente nas atividades rurais desenvolvidas e no sustento do grupo familiar.

(...)

§ 8º - Não se considera segurado especial o membro de grupo familiar que possuir outra fonte de rendimento decorrente do exercício de atividade remunerada ou de qualquer espécie de benefício de outro regime previdenciário, exceto nas situações previstas no § 5º do art. 15."

20. O Autor, à época do acidente (____), trabalhava com seus pais, produtores rurais, em regime de economia familiar, e não possuía nenhuma outra fonte de rendimentos.

21. Os pais do Autor sempre contribuíram com a previdência social, o que se comprova com algumas das notas de produtor rural por eles emitidas, acompanhadas das "contra notas". Além disso, ambos estão em gozo de benefício de aposentadoria por tempo de serviço, o que, por demais, comprova seu tempo de contribuição. (Docs. 23 a 35)

22. O Autor, após constituir sua própria família, a qual também dedica-se à produção rural, continuou a pagar as contribuições devidas, o que faz até hoje (Docs. 36 a 43).

23. A qualidade de segurado do Autor nunca foi questionada, ao contrário, verifica-se nos formulários de requerimento de benefício acostados que esse fato é expressamente reconhecido pelo ____________.

24. Jamais houve perda da qualidade de segurado do Autor, pois, como se comprova, este nunca deixou de contribuir.

25. Incontroverso o fato de ser o Autor segurado, resta apurar-se a existência de incapacidade para o trabalho.

26. Ora, alguém que, comprovadamente, teve grande parte de sua capacidade respiratória reduzida, é incapaz de exercer, normalmente, qualquer atividade, quanto mais no meio rural, onde se exige constante esforço físico.

27. Assim, forte nos documentos ora trazidos aos autos e por oportuna perícia médica, a incapacidade para o trabalho também está comprovada.

28. Por esses motivos, o Autor faz jus ao benefício de aposentadoria por invalidez, ou, no mínimo, ao auxílio-doença, previstos no art. 18 da Lei nº 8.213/91:

"Art. 18 - O Regime Geral de Previdência Social compreende as seguintes prestações, devidas inclusive em razão de eventos decorrentes de acidente do trabalho expressas em benefícios e serviços:

I - quanto ao segurado:

a) aposentadoria por invalidez;

b) aposentadoria por idade;

c) aposentadoria por tempo de serviço;

d) aposentadoria especial;

e) auxílio-doença;

f) salário-família;

g) salário-maternidade;

h) auxílio-acidente;

i) (Revogada pela Lei nº 8870, de 15.04.1994).

(...)"

29. Nesse sentido, julgados do TRF da 4ª Região:

"Direito Previdenciário. Aposentadoria por invalidez. CLPS/84, art. 30. Lei 8.213/91, art. 42.

É devido ao segurado da Previdência Social o benefício de aposentadoria por invalidez, se prova pericial idônea considera-o incapaz e insuscetível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência.

(AC 93.04.12620-7/SC, Rel. o Exmo. Sr. Juiz Vladimir Freitas, 1ª T., unânime, julg. em 23.09.93)

Previdência Social. Incapacidade para o trabalho. Auxílio-doença. A incapacidade para o trabalho que autoriza o auxílio-doença é aquela que impede o segurado de prover os meios de subsistência; não tolhe o direito ao benefício o diagnóstico de que o trabalhador da lavoura pode exercer atividades mais leves, se suas condições pessoais ou econômicas bloqueiam-lhe o acesso a essas tarefas. Apelação provida para que o auxílio-doença seja pago enquanto não ocorrer a reabilitação profissional.

(AC 93.04.28459-7/SC, Rel. o Exmo. Sr. Juiz Ari Pargendler, 1ª T., unânime, julg. em 23.09.93)

Previdência Social. Transformação do auxílio-doença em aposentadoria por invalidez. Incapacidade definitiva para o trabalho. Se o segurado sofre de doença que lhe compromete inteiramente a coordenação motora, impedindo-lhe inclusive a fala, não tem condições para o trabalho e deve ser aposentado por invalidez. Apelação improvida.

(AC 93.04.29336-7/RS, Rel. o Exmo. Sr. Juiz Ari Pargendler, 1ª T., unânime, julg. em 16.09.93)"

30. Uma vez que os requisitos para a concessão do benefício - qualidade de segurado e incapacidade para o trabalho - estão presentes desde a data do acidente (__/__), o Autor tem direito ao recebimento do benefício desde a data em que foi feito o primeiro requerimento junto ao ____________ (__/__/____), tanto em caso de auxílio-doença como aposentadoria por invalidez, uma vez que, em se tratando da aposentadoria, o laudo pericial inicial poderia ter concluído, com acerto, sobre a incapacidade definitiva.

31. O que se afirma tem base no estabelecido nos arts. 43 e 60 da Lei nº 8.213/91:

"Art. 43 - A aposentadoria por invalidez será devida a partir do dia imediato ao da cessação do auxílio-doença, ressalvado o disposto nos parágrafos 1º, 2º e 3º deste artigo.

§ 1º - Concluindo a perícia médica inicial pela existência de incapacidade total e definitiva para o trabalho, a aposentadoria por invalidez será devida:

(...)

b) ao segurado empregado doméstico, autônomo e equiparado, trabalhador avulso, segurado especial ou facultativo, definidos nos artigos 11 e 13 desta Lei, a contar da data do início da incapacidade ou da data da entrada do requerimento, se entre essas datas decorrerem mais de 30 (trinta) dias.

(...)"

Art. 60 - O auxílio-doença será devido ao segurado empregado a contar do décimo sexto dia do afastamento da atividade, e, no caso dos demais segurados, a contar da data do início da incapacidade e enquanto ele permanecer incapaz.

Com redação dada pela Medida Provisória 1729, de 02.12.1998, DOU 03.12.1998

§ 1º - Quando requerido por segurado afastado da atividade por mais de 30 (trinta) dias, o auxílio-doença será devido a contar da data da entrada do requerimento.

(...)"

RESSARCIMENTO DE DANOS

32. Embora os requisitos para concessão de benefício estivessem presentes desde a data do primeiro requerimento feito pelo Autor ao ____________ (__/__/____), seu pedido não foi atendido.

33. Em virtude das reiteradas negativas, o Autor, para prover o sustento de sua família, precisou continuar laborando, o que agravou seu estado de saúde.

34. Ora, não tendo o Estado garantido ao Autor seu direito constitucional à previdência social, ocasionou dano a sua saúde e, conforme o disposto no art. 43 do NCC e art. 37, § 6º da CF/88, tem a obrigação de indenizá-lo.

Isto Posto, requer:

a) ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA: Conceda-se ao Autor o benefício da assistência judiciária gratuita, com base na Lei nº 1.060/50 (Doc. 44).

b) CITAÇÃO: A citação do Réu, por meio de oficial de justiça, para que conteste a presente ação no prazo legal, sob pena de revelia e confissão quanto a matéria de fato.

c) CONDENAÇÃO: Seja o Réu condenado:

c. 1) Ao pagamento de benefício da previdência social ao Autor, de acordo com os pedidos sucessivos abaixo, com base no art. 289 do CPC, sem prejuízo de outros benefícios que V. Exª. entenda devidos:

c. 1. 1) Aposentadoria por invalidez, sendo constatada a incapacidade definitiva, devendo o valor ser apurado desde a data em que foi feito o primeiro requerimento pelo Autor, qual seja __/__/____;

c. 1. 2) Sendo constatada incapacidade temporária e, assim, não sendo conhecido o pedido acima (item c. 1. 1), seja concedido auxílio-doença, também considerando-se como período inicial a data do primeiro requerimento (__/__/____), estendendo-se a concessão até a data de cessação da incapacidade ou conversão futura em aposentadoria por invalidez.

c. 2) Ao pagamento de indenização, a ser fixada em sentença por V. Exª., devida ao Autor pelos danos a sua saúde, causados pelo ____________, em virtude da não-concessão do benefício na época oportuna.

d) PROVAS: Protesta o Autor em provar o alegado por todos os meios em direito admitidos.

e) APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS: Determine V. Exª. que o ____________ traga ao processo todos os documentos que integram os processos administrativos de concessão de benefício abertos em função dos sucessivos pedidos do Autor, em especial todos os laudos de exames por ele apresentados.

f) SUCUMBÊNCIA: Seja a presente ação julgada totalmente procedente, condenando-se o Réu ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios.

Valor da Causa: R$ ______, para fins de alçada.

N. Termos,

P.E. Deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

p.p. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil