Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação ordinária de nulidade de venda de bem imóvel de ascendente para descendente

Petição - Civil e processo civil - Ação ordinária de nulidade de venda de bem imóvel de ascendente para descendente


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação ordinária de nulidade de venda de bem imóvel de ascendente para descendente

 

Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da ____ª Vara Cível da Comarca de ____________ - UF

____________ (nome, qualificação e endereço), por seu advogado in fine assinado, ut instrumento de procuração em anexo (doc. nº 01), advogado estabelecido com escritório profissional na Rua _______, nº ____, Sala _______, Bairro ________, onde recebe intimações, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência propor

AÇÃO ORDINÁRIA DE NULIDADE DE VENDA DE BEM IMÓVEL DE ASCENDENTE PARA DESCENDENTE, com amparo no ditame do artigo 496 do Novo Código Civil contra
____________ (nomes, qualificações e endereços), mediante as razões de fato e direito adiante articuladas:
01. O autor ______, é filho do litisconsorte passivo _________ e irmão do outro demandado _________, conforme demonstram certidões de nascimento sua e do irmão ora anexados (doc. nº 02).
02. Sem o conhecimento ou anuência do autor, há ___ (____) anos atrás, transgredindo, os ditames do art. 496 do Novo Código Civil, o seu pai vendeu para seu irmão ______, o imóvel constituído pela casa situada na Rua ____________, nº ____, Bairro ____________, nesta Cidade, pelo preço de R$ ______, conforme escritura pública de compra e venda firmada no cartório de notas do _______ Ofício de ____, e registrado na matrícula nº _______, junto ao Cartório de Registro de Imóveis da ___ Zona desta Cidade (doc. nº 03).
03. Dita venda não poderia ter acontecido sem prévia aquiescência expressa do autor, filho e irmão dos litisconsortes passivos, respectivamente.
04. A violação da regra insculpida no art. 496 do Novo Código Civil maculou a mencionada escritura pública, e, via de conseqüência, o seu registro.
05. Preceitua o art. 496 do Novo Código Civil "É anulável a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cônjuge do alienante expressamente houverem consentido".
06. E a venda de ascendente para descendente só se reveste de legalidade se ocorrer a concordância do outro descendente (in casu o autor), sem, o que transgredida a solenidade do art. 496 do N.C.C., gerando daí a anulabilidade do negócio jurídico ora combatido.
07. Nem se pode alegar prescrição, pois o colendo SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, através da Súmula nº 494 ementou que nas ações para anular venda de ascendente a descendente, sem consentimento dos demais, o prazo prescricional até então seria de 20 (vinte) anos, porém, com o advento do Novo Código Civil, tem-se no seu art. 205 o prazo prescricional máximo de 10 (dez) anos, mas em ambas as hipóteses, no caso em tela, nenhum dos prazos foi atingido.
Diante do exposto, requer:
a) seja a presente ação julgada totalmente procedente, decretando-se a nulidade da escritura pública de compra e venda susorreferida, bem como o cancelamento do seu registro no Cartório respectivo, oficiando-se aos Cartórios de Notas e de Registro de Imóveis em questão, condenando os vencidos ao pagamento dos ônus sucumbenciais;
b) a citação dos réus, nos endereços registrados no preâmbulo, para, querendo, contestar, sob pena de revelia;
c) a produção de provas testemunhal, documental, pericial, e, especialmente, os depoimentos pessoais dos réus, sob pena de confissão.
Valor da causa ____________

Nestes Termos,
Pede deferimento.
____________, ___ de __________ de 20__.
(assinatura e nº da OAB do advogado)


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação de anulação de título por contestação pela massa falida de inexistência de dano
Contra minuta ao agravo de instrumento de recurso extraordinário
Notificação judicial de desocupação de imóvel sob pena de despejo
Agravo a resposta de pretensão de novo exame de investigação paternidade
Requerimento de declaração de insolvência civil
Contestação à ação de interdito proibitório, sob alegação de inexistência de ameaça de esbulho ou
Exceção de pré-executividade
Execução extrajudicial de nota promissória (02)
Declaração de nulidade da intimação
Ação civil pública proposta pelo Ministério Público
Apelação sob alegação de carência de ação reivindicatória, com pedido de reconhecimento de usucap
Expedição de ofício às repartições públicas