Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação ordinária de nulidade de cláusula contratual

Petição - Civil e processo civil - Ação ordinária de nulidade de cláusula contratual


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO ORDINÁRIA DE NULIDADE DE CLÁUSULA CONTRATUAL - UNIMED

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA COMARCA DE _________ - UF

Jurisdição cível

Ordinária de nulidade de cláusula contratual

Justiça de graça

____________, brasileira, viúva, enferma, residente e domiciliada na Rua _________ nº ____, Bairro _________, nesta cidade de _________, pelo Procurador subfirmado, vem, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, ajuizar, a presente

Ação Ordinária Declaratória de Nulidade de Cláusula Contratual, prestação da tutela jurisdicional, que intenta contra

UNIMED _________, (Sociedade de Serviços Médicos Ltda) com sede na Rua _________ nº ____, cidade de _________. Para tanto, inicialmente expõe os fatos, que secundados pelo pedido e embebidos no direito, ensejarão, os requerimentos, na forma que segue:

OS FATOS

A requerente é titular de plano de saúde empresarial Junior, opção "A", com prazo de validade até _____ de _____ de _____, inscrita sob o código nº ______, conforme faz certo a cópia xerográfica de seu cartão de filiação, constante à folha 08, da demanda cautelar tombada sob o nº _____

A adesão ao plano de saúde, deu-se por intermédio do Clube _________, consoante dilucida o termo de contratação e adesão (vide folha 09 e verso do feito cautelar).

Para viabilizar o tratamento médico por intermédio do plano de saúde, firmado com a demandada (UNIMED), ingressou a autora com a competente medida cautelar inominada no dia ___ de ________ de _____, haja vista, que a requerida, secionou de forma abrupta e repentina o tratamento médico despendido, sob a alegação de que ter-se-ia esvaído o prazo legal de internação, igual a (30) trinta dias, nos termos da cláusula 5.7 alínea "a" do contrato de adesão firmado. Vide folha 22, da referida cautelar.

Obtempere-se, que estado de saúde da autora, diagnosticado por seu esculápio, Dr. ____ (CRM nº _____), em _____ de _____ de _____, pode ser assim resumido: a-) endocardite bacteriana aguda; b-) edema agudo de pulmão; c-) perda de função renal. (Vide solicitação de IAH, e missiva dirigida pelo esculápio a UNIMED, documentos insertos à folhas 10/11 da cautelar.

Assim, assegurado por liminar, o tratamento de que carecia a autora, serve-se, da presente para desconstituir dita cláusula, que restringe, de forma indevida e desumana o tratamento hospitalar, fixando, no caso da autora em trinta dias.

O DIREITO

Anela, a autora, com a presente ação, a anulação da cláusula contratual que fixa o período máximo de internação hospitalar, balizando-o em 10 dias na UTI e 20 dias de Hospitalização normal, porquanto, dita disposição contravem as regras basilares e primordiais que regem o Código de Defesa do Consumidor, bem como fere e transgride de forma frontal com a Portaria nº 04, de 13 de março de 1.998, editada pela Secretaria de Direito Econômica, afeta ao Ministério da Justiça.

Outrossim, entende a autora, que possui direito (no ocaso da vida, velha e exangue) de ser tratada com respeito e dignidade, atendo-se, ainda a circunstância, de que dita dilação temporal estatuída pelo contrato para efeito de internação em nosocômio (igual a trinta dias) é nula de pleno direito, nos termos da Portaria nº 04, item 14, (de 13.03.98) expedida pela Secretária de Direito Econômico, como já referido.

Ademais, inadimite-se, que a entidade requerida, fixe, aleatoriamente, prazo certo de internação, sob pena de emprestar-se crédito a premissa em que labora a autora, a qual pressupõe, que todas as doenças de que venha a ser acometida a beneficiária (autora), tenham prazo certo de início e fim, limitadas ao lapso temporal previsto. Ora, isto contraria a natureza, constituindo-se em obra de quimera; verdadeiro delírio.

A referendar o aqui expendido, é a mais lúcida jurisprudência, a qual por sua extrema pertinência ao tema em disceptação é aqui coligida:

"Nos termos dos arts. 6º, V, 39, V, 47 e 51, IV, § 1º, I e III, da Lei 8.078, a cláusula contratual, em plano de saúde, que limita o prazo de internação do paciente é leonina e, conseqüentemente, deve ser considerada não escrita, sendo inadmissível, também, a alegação pela contratada da ocorrência de desequilíbrio contratual, pois a longas enfermidades de qualquer contratante é risco do negócio" (RT 746-215).

"Nos termos da avença é colocado em nítida desvantagem frente àquele que se obrigou a colocar os serviços de terceiro à sua disposição, restringindo direito fundamental do paciente inerente à natureza do contrato firmado, descabendo fixar a priori curto período de permanência em UTI". (RT 726/248)

Obtempere-se, por pertinente, que o plano de saúde firmado pela autora com a demandada, se sujeita ao regime do Código de Defesa do Consumidor, sendo, tida, reputada e havida como "abusiva", a cláusula limitadora da internação da autora, nos termos do artigo 51, inciso IV, da Lei nº 8.078 de 11.9.90.

Destarte, anela a requerente, por via da presente demanda, seja proclamada a nulidade da referida cláusula limitadora de internação, prefigurada no contrato de adesão firmado com a demandada, em especial a que jaz estereotipada no item 5.7, alínea "a".

ISTO POSTO, REQUER:

I - APENSAMENTO DE AUTOS nº ___

Determine Vossa Excelência, sejam apensados ao presente feito, a medida cautelar inominada, tombada sob o nº ____, da qual a presente demanda é sucessora, aproveitando-se, por economia processual, todos os termos e demais documentos lá insertos, aqui não reproduzidos via fotostática, face o alto custo de tal operação.

II - ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA

Conceda Vossa Excelência, a requente o benefício da justiça de graça, eis constituir-se em pessoa pobre e carente, auferindo rendimento mensais equivalente a R$ _____,___. O pedido tem arrimo na Lei nº 1.060 de 05.02.50, artigo 4º.

III - CITAÇÃO DA REQUERIDA

Após de apreciados os itens supra, seja determinada a citação por precatória da requerida, à Comarca de _______, franqueando-lhe o prazo de resposta, sob as penas de revelia, confissão e julgamento antecipado.

IV - MEIOS DE PROVA

Além, do depoimento pessoal da representante legal da requerida, que desde já requer sob pena de confissão quanto a matéria de fato aqui articulada, protesta oitiva do médico que vela e zela pela autora: DOUTOR ______, brasileiro, casado, médico, com endereço profissional junto a _____, ______

V - PEDIDO FINAL

Ao final, requer a procedência da presente ação, desconstituindo-se a estipulação limitadora da internação da autora junto a nosocômio, proclamando-se, pois, a nulidade da cláusula 5.7, alínea "a", inserta no contrato de adesão firmado, eis manifestamente, abusiva, leonina e ilegal, forte na considerações fáticas e jurídicas retro expendidas, eximindo-se, por decorrência lógica e necessária a requerente, do pagamento de quaisquer valores, decorrentes de sua internação, além do período arbitrariamente fixado pela demandada.

Arque a requerida com as verbas derivadas do princípio da sucumbência, inclusive, em honorário advocatícios, fixados, estes, em 15% do valor estimado a ação.

Estimando a presente R$ ______

PEDE E ESPERA DEFERIMENTO

____________, ___ de __________ de 20__.

______________
PROCURADOR

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Pedido de julgamento antecipado da lide ante a presença de fatos incontroversos
Contra-razões de agravo de instrumento interposto em ação ordinária
Pedido de indenização em decorrência de acidente de trânsito (02)
Ação ajuizada pelo ECAD para abstenção de execução musical
Pedido de correção parcial de repetição de indébito c/c tutela antecipada
Embargos à execução promovida em face de contrato de locação
Responsabilidade de empreiteiro pela solidez e segurança da obra construída
Agravo de Instrumento interposto ante ao não recebimento de recurso de apelação pelo juiz singula
Interpelação judicial para compelir o devedor a proceder ao pagamento das prestações em atraso
Requerimento de declaração de insolvência civil
Interposição de medida cautelar inominada para retirada do nome de empresa de cadastro de inadimp
Recurso de apelação visando a retomada de execução