Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Torne sua empresa um ótimo lugar para se trabalhar 

Data: 16/03/2010

 
 

Anualmente, temos a possibilidade de acompanhar indicadores de qualidade sobre o ambiente de trabalho de grandes empresas. A partir dos resultados desse tipo de pesquisa, podemos inferir que há uma grande relação entre os esforços corporativos para a criação de um ambiente de trabalho agradável e o sucesso financeiro. Não penso apenas no espaço físico do escritório, mas, principalmente, na motivação, no engajamento e no bem-estar mental dos colaboradores.

Deixamos há algum tempo o paradigma de empresas que apostam fortemente em estruturas horizontalizadas, verdadeiros símbolos de stress e do desgaste gerado por longas jornadas de trabalho, tendo como figura central o chefe mal-humorado e extremamente exigente. A ideia agora é fazer com que as pessoas trabalhem com muito foco, por um período de tempo menor, gerando mais resultados. A fórmula parece não bater, mas, no final das contas, as grandes empresas têm tirado proveito dessa mistura de alta performance e investimento dos funcionários em suas vidas pessoais.

Observe que, em nenhum momento, disse que há a necessidade de grandes investimentos, mas, sim, de uma preocupação verdadeira sobre como os funcionários podem deixar à mostra o melhor de suas competências. Isso quer dizer que todas as empresas, independentemente do seu porte, podem estabelecer políticas de gestão de pessoas que possam conciliar o bem-estar físico, financeiro e mental.

Especialmente para os profissionais das gerações mais recentes, a realização com o trabalho é um ativo mais importante que a própria remuneração. Traduzindo, nessa nova realidade, as organizações devem ter propósitos financeiros e sociais capazes de trazer satisfação aos funcionários durante suas jornadas. Gerenciar grandes volumes de dinheiro ou tocar projetos no exterior não são os únicos objetivos de quem pensa grande. Por isso, questões como sustentabilidade e voluntariado tem ganhado tanto espaço dentro da iniciativa privada.

Planos de saúde, salários adicionais ao final do período fiscal e cursos pagos pela companhia não são mais diferenciais, mas itens básicos para aquele que escolhe uma empresa para trabalhar. Agora, o desafio dos gestores de RH é possibilitar, por exemplo, que os profissionais tenham tempo para praticar esportes durante a semana e a disponibilidade de levar seus filhos à escola pela manhã. Os jovens, particularmente, querem ter a certeza que poderão flexibilizar seus horários por conta de cursos de desenvolvimento ou mesmo viagens.

O importante é ter em mente que o investimento em pessoas traz apenas um resultado: benefícios, para a empresa e para seus funcionários. Além de pessoas mais felizes, a realização é capaz de gerar estímulos para que os colaboradores acionem energias interiores que elevam os índices de produção, tanto em quantidade quanto em qualidade.

Renato Grinberg é diretor Geral do portal de empregos Trabalhando.com.br e especialista em carreiras e mercado de trabalho. Grinberg desenvolveu sólida carreira internacional, tendo trabalhado em empresas como a Sony Pictures e a Warner Bros., nos EUA. Na Warner, foi selecionado para um programa de desenvolvimento de executivos onde apenas quatro profissionais eram selecionados por ano entre centenas de candidatos vindos dos mais prestigiados MBAs americanos.



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Renato Grinberg
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Análise técnica (ações)O que é tag along e quais os benefícios para o pequeno investidor?
Negócios / EmpreendedorismoQuer empreender? Não tenha medo!
Modelos de documentosRequerimento: Recurso para o segundo conselho de contribuintes
Investimentos / FundosQual o melhor investimento para garantir a faculdade dos filhos?
Carreira / EmpregoTrabalhadores e empresários têm visões distintas de comprometimento
Carreira / EmpregoComprometimento do profissional depende também da empresa
Negócios / EmpreendedorismoQuer cobrar quanto?
Empréstimo / FinanciamentoConsignado: o que acontece quando a empresa atrasa o salário dos funcionários?
Negócios / EmpreendedorismoComo manter o clima pra cima depois que o show man foi embora
Carreira / EmpregoNo trabalho, veja como ser a única mulher em um mundo masculino