Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Filhos - Um manual para educar crianças 

Data: 30/05/2007

 
 

Alguns conselhos de especialistas sobre como agir para que elas aprendam a ganhar, administrar, guardar e doar dinheiro
1 As crianças devem trabalhar, especialmente quando não precisam. É muito freqüente que os pais façam demais por elas, e isso estimula maus hábitos.
2 Não é recomendável que os pais paguem por serviços prestados, em casa, pelos filhos. Eles devem aprender que o trabalho doméstico é uma obrigação, um prazer, um ato de participação na família e na comunidade. O trabalho remunerado fica numa categoria diferente.
3 Os pais devem evitar dar dinheiro picado aos filhos cada vez que eles forem sair ou precisarem comprar alguma coisa. A criança deve aprender desde cedo que dinheiro tem um valor e que não jorra de uma fonte inesgotável.
4 Dar mesada, apenas, é insuficiente. Os pais devem estimular os filhos a fazer uma relação de suas despesas, um cálculo de quanto precisam ganhar, e esse material deve ser submetido a sua aprovação. Depois, então, o valor da mesada deve ser estabelecido e ficará por conta da criança administrar seu dinheiro.
5 Abrir uma caderneta de poupança para a criança é uma forma de ensinar-lhe o princípio da acumulação. Assim como abrir uma conta corrente para o adolescente o obriga a desenvolver o sentido de controle.
6 As crianças devem participar das reuniões familiares sobre o orçamento da casa, e suas idéias sobre despesas devem ser ouvidas. Assim elas aprenderão a pensar de forma responsável.
7 Os pais devem orientar os filhos para analisar seus projetos de compras – de um novo tênis ou um videogame de última geração – sob três aspectos: o preço, o efeito sobre sua poupança e para quem doar o tênis ou o brinquedo que será descartado. Essa é uma importante lição sobre valores: o do dinheiro e o da filantropia.
8 Estudar é uma obrigação. Pais que premiam filhos que não ficam de recuperação ou não repetem o ano estão estimulando a acomodação. Mas bons alunos devem ser elogiados.
9 As crianças devem ser encorajadas a buscar as próprias oportunidades de ganhar dinheiro. Podem oferecer-se para passear com o cachorro do vizinho ou montar um espetáculo de mágica para festas infantis. Com isso desenvolverão espírito empreendedor, tão valorizado nos tempos atuais.
10 Hoje, profissão que dá dinheiro é aquela em que a pessoa sobressai porque gosta do que faz e porque tem habilidades que se destacam. Portanto, a criança deve ser orientada para se desenvolver nas áreas em que demonstra maior interesse e aptidão, seja balé ou espeleologia.



 
Referência: Veja on-line
Autor: Denise Ramiro e Cristiana Baptista
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Entrevista de empregoFluência não é único quesito avaliado durante processo seletivo em outro idioma
Carreira / EmpregoVeja o que fazer para que uma demissão não atrapalhe o trabalho da equipe
Defenda-sePropaganda: Você sabe mesmo o que é publicidade enganosa e abusiva?
Negócios / EmpreendedorismoAspectos fundamentais na construção de um processo de database marketing.
Defenda-seConstituição Federal - Íntegra da lei : » Ato das disposições constitucionais transitórias »»» Art. 55º a 73º
Carreira / EmpregoVocê sabe a diferença de terceirização e outsourcing?
ConsórcioConsórcio de imóvel: conheça as restrições
Economizar / PouparEstratégia para Planos Poupança Reforma
Defenda-seCobrança de juros antes da entrega do imóvel é abusiva, diz especialista
Empréstimo / FinanciamentoFinanciamento de carro: quais as alternativas para quem não consegue pagar?