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Carreira / Emprego - Os Ladrões de Tempo 

Data: 22/12/2008

 
 

No mundo corporativo, há uma legião de ladrões de tempo, os chamados desperdiçadores. Eles agem sorrateiramente, reduzindo sua eficácia, comprometendo suas metas, causando-lhe até mesmo stress. Veja a seguir os principais fatores mapeados e se estão presentes em sua vida.

1. Interrupções: significa que você tem valor, amigos ou detém informações de interesse dos outros. As interrupções acontecem por telefone, e-mail ou visitam você pessoalmente. Para reduzi-las:

  • aprenda a dizer NÃO e seja firme;
  • atenda às pessoas em pé;
  • mantenha a porta da sala fechada;
  • continue escrevendo enquanto atende alguém;
  • filtre telefonemas e e-mails;
  • evite ser receptivo a visitantes inesperados;
  • retire ou desloque cadeiras da sala dificultando a acomodação de terceiros;
  • use as palavras mágicas: desculpe-me, por favor e por gentileza.

2. Comunicação Deficiente: ocorre quando responsabilidades e autoridade não estão definidas com clareza na empresa ou quando há subordinados em excesso. A posologia consiste em:

  • defina com clareza metas e objetivos;
  • determine responsabilidades e atribuições;
  • utilize linguagem simples, concisa e sem ambigüidades;
  • na dúvida, pergunte: procure fazer certo na primeira vez;
  • forneça informações seguras para permitir tomada de decisão consistente e ação imediata;
  • lembre-se de que a regra de ouro chama-se delegar.

3. Reuniões: muitas são desnecessárias e agendadas sem critério. Duram muito tempo, tornam-se evasivas e não geram resultados. Para torná-las produtivas:

  • agende as reuniões com antecedência;
  • convoque apenas as pessoas diretamente envolvidas com o tema;
  • defina a pauta e comunique a todos com antecedência;
  • determine horário de início e término;
  • mantenha a pauta e busque a objetividade;
  • não permita interrupções externas e mantenha celulares desligados;
  • promova debates, tire conclusões, tome decisões e determine como agir;
  • faça ata ou memorando com resumo da reunião constando a assinatura dos participantes;
  • faça reuniões curtas em pé.

4. Telefone: imprescindível na vida moderna, constitui-se no maior vilão das interrupções e, por conseguinte, numa das fontes mais significativas de desperdício de tempo. Algumas dicas:

  • reserve horários para fazer e receber ligações;
  • relacione os telefonemas a serem feitos em ordem de prioridade;
  • prepare-se para cada uma das ligações, munindo-se previamente de informações;
  • identifique-se no início da ligação - as pessoas não são obrigadas a reconhecer sua voz;
  • deixe recados claros e concisos;
  • concentre-se em ouvir a pessoa com quem estiver falando, evitando desviar a atenção;
  • nunca prometa retornar uma ligação se estiver despreparado para tal ou não desejar fazê-lo;
  • nada de desculpas ou mentiras: use da honestidade dizendo que não pode atender naquele momento;
  • encerre suas conversas com cortesia, porém com objetividade.

5. Celular: na mesma proporção em que agiliza as comunicações, também atua como agente de interrupções, invadindo inclusive sua privacidade. Sugestões para otimizar seu uso:

  • desligue o aparelho quando estiver em reunião ou realizando tarefa que exija concentração;
  • mantenha-o em vibracall para atender urgências;
  • utilize o olho mágico para selecionar as ligações que merecem ser atendidas;
  • recolha mensagens na caixa postal duas vezes por dia e retorne as ligações em horários pré-determinados;
  • grave uma mensagem personalizada no correio de voz;
  • considere a possibilidade de habilitar um segundo aparelho apenas para emergências, mas divulgue o número com seletividade;
  • evite atendê-lo quando estiver em casa.

6. E-mail: substitui o telefone com objetividade. Entretanto, quando utilizado sem critério, torna-se fonte de interrupções, mal-entendidos e até disputas judiciais. Formas de gerenciá-lo:

  • instale um serviço anti-spam;
  • baixe suas mensagens no máximo quatro vezes por dia em horários pré-definidos;
  • responda de imediato as mensagens recebidas e determine um tempo para fazê-lo;
  • utilize o subject (assunto) para classificar as mensagens;
  • organize pastas diversas para arquivamento;
  • crie regras de mensagens;
  • tenha uma assinatura eletrônica;
  • utilize um corretor ortográfico.

7. Internet e Intranet: são instrumentos importantes para acelerar a comunicação e busca de informações. Mas vale lembrar que, às vezes, pode ser mais eficiente caminhar até a estação de trabalho de seu colega. Além disso:

  • avalie de maneira criteriosa o uso da intranet e de comunicadores como ICQ e Messenger;
  • tal qual o telefone e e-mail, seja seletivo e coerente no envio e recebimento de mensagens;
  • atenção com os sites navegados em virtude do risco de vírus e spys (programas espiões);
  • solicite suporte ao responsável pela manutenção da rede caso note alguma irregularidade;
  • deixe de assinar e-zines e não autorize a divulgação de dados seus ou da empresa.

Decerto há outros fatores de desperdício de tempo que poderíamos relacionar. Mas atentando para estes sete aspectos, é certo que sua produtividade pessoal aumentará.

E esteja sempre a postos para a ocorrência de imprevistos. Eles são imponderáveis, por isso, deixe espaço em sua agenda para contratempos. Planeje seu dia e sua vida tendo em mente: "e se...".



 
Referência: curriex.com.br
Autor: Tom Coelho
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