Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Cartão de crédito - Juros do cartão de crédito 

Data: 04/12/2008

 
 

A maioria das pessoas tem cartões de crédito e todos eles têm juros, quando não se paga o valor em dívida durante o período de carência.

Mas para que servem os juros do cartão de crédito? Como é que funcionam? Como é que podemos diminuir o impacto que os juros dos cartões de crédito têm nas nossas finanças pessoais?

Aqui ficam algumas respostas para algumas perguntas mais comuns.

Como funcionam os juros dos cartões de crédito?

Segundo um estudo americano em 2004, a média de dívidas de cartões de crédito era superior a 5000 dólares, com uma taxa de juro de 2%.

Isto torna a situação das famílias completamente insustentável a curto prazo porque tem de poupar para fazer os pagamentos e a longo prazo porque não consegue acumular poupança para o futuro (para um fundo de emergência, por exemplo).

O que são juros do cartão de crédito?

Os juros representam o preço a pagar pelo privilégio de pedirmos dinheiro emprestado a uma instituição financeira.

Desta forma, podemos gastar dinheiro hoje que de outra forma, demoraria meses ou anos a acumular. É o caso da habitação, porque se tivéssemos de esperar para poder comprar uma casa em dinheiro, iríamos estar vários anos até o conseguir. Com o empréstimo, podemos comprar a casa imediatamente e pagar em prestações mensais ao banco que nos fez o empréstimo. Iremos pagar o valor emprestado e pagar os juros desses anos todos.

A taxa de juro é normalmente expressa anualmente, numa percentagem do valor emprestado.

Os cartões de crédito são os produtos financeiros, que têm a taxas de juro mais usadas hoje no dia-a-dia pelas famílias. No entanto existem outras transações que têm taxas de juros, como por exemplo os empréstimos para a compra de habitação, que já vimos.

Como diminuir o efeito da taxa de juro?

A melhor forma para diminuir o impacto que os juros têm no empréstimo é fazer pagamentos adicionais todos os meses, porque assim o valor que pedimos vai sendo reduzido, o que reduz as prestações mensais, o valor pago no final do empréstimo e a duração do empréstimo.

Eliminar a divida dos juros do cartão de crédito, e outros produtos financeiros com taxa de juro elevada, é o melhor investimento que pode ser feito, porque dificilmente conseguirá investir o seu dinheiro noutro lado (poupanças, bolsa, certificados de aforro, etc.) que lhe garantam uma taxa de juro superior. Investir em vez de abater a divida é uma forma quase garantida de perder dinheiro (a menos que seja um investidor de topo), nesse caso não tem de se preocupar com a taxa de juro do cartão de crédito



 
Referência: poupardinheiro.info
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
ConsórcioAs principais dúvidas sobre consórcios
Carreira / EmpregoTempo e dinheiro: quando vale a pena investir em educação executiva?
SaúdeRaiva
Carreira / EmpregoNinguém é insubstituível: mito ou verdade?
SaúdeRetardo mental
VendasPretendendo melhorar a sua abordagem de vendas?
LeisNovo Código Civil ? Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Geral) »»» Livro III - Dos Fatos Jurídicos »»» Título III - Dos Atos Ilícitos
Carro / VeículoO combustível adulterado lhe deu prejuízo? Exija seus direitos
Carreira / EmpregoInfluência negativa na equipe: saiba como identificar essa pessoa!
LeisNovo Código Civil ? Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Especial) »»» Livro III - Do Direito das Coisas »»» Título VII - Do Uso »»» Título VIII - Da Habitação »»» Título IX - Do Direito do Promitente Comprador