Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Impostos / Tributos - Declaração do Imposto de Renda: tarefa de profissional 

Data: 26/11/2008

 
 

Para muitos, o preenchimento da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física ainda é um complicador. Parte expressiva da população sequer possui em mãos todos os documentos necessários para sua elaboração. De fato, não é nada simples tornar este documento um objeto válido e completo. Há detalhes em demasia que devem ser observados. A omissão de uma informação ou erro na forma de declará-la pode trazer transtornos imensos ao contribuinte.

A cada ano, a Receita Federal (RF) traz novidades no preenchimento da declaração. Uma novidade para este exercício é a obrigatoriedade de declarar em uma ficha exclusiva as doações feitas para campanha política, que, no resumo da declaração, traz um campo para informar o valor total doado. Deve ser informado, além deste valor, o CNPJ, nome do candidato, do partido político e do comitê financeiro responsável pela captação do dinheiro.

Um erro comum no preenchimento da declaração é o esquecimento do contribuinte em declarar os rendimentos dos seus dependentes, se atendo somente a informar as despesas deles, o que o beneficia com deduções no valor do imposto devido.

A complexidade e mudanças nas regras fazem com que o contribuinte precise se atualizar anualmente e redobre a sua atenção ao preencher cada dado. Por isso, tem sido importante a contratação de um profissional especializado no assunto para realizar esta tarefa.

Algumas empresas de outsourcing, além de elaborar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, também capacitam seus profissionais para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física.

É fundamental para uma empresa de outsourcing que oferece serviços relacionados à declaração do Imposto de Renda, como qualquer outro produto, manter seus profissionais nos padrões da instituição; envolvendo questões de sigilo e ética.

O preenchimento da declaração anual do Imposto de Renda da Pessoa Física pode envolver as tarefas de revisão ou elaboração (em situações normais), retificação da declaração, espólio inicial, intermediário e final, assessoria mensal na apuração e recolhimento do Carnê Leão, ganho financeiro das operações, apurações e o recolhimento do Imposto de Renda sobre os ganhos de capital decorrentes de operações de vendas de bens, apurações e recolhimentos do Imposto de Renda sobre os ganhos na atividade rural, assessoria e acompanhamento dos processos indeferidos pela RF, dentre outras.

O investimento em profissionais especializados neste assunto garante o bem estar do contribuinte. É fundamental que cada contribuinte se conscientize da importância de fazer a declaração corretamente. Do contrário, poderá ter um grande incômodo, caso venha a cair na lista denominada “malha fina” do Leão.



 
Referência: administradores.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Investimentos / FundosFundos de Cotas: entenda melhor o conceito antes de investir
Investimentos / FundosAprenda o que é CDB e como investir
LeisCódigo Penal ? Parte Geral »»» Título V - Das penas »»» Capítulo VII - Da reabilitacao
Carreira / EmpregoBoa comunicação é essencial para o sucesso profissional
FilhosCrianças conhecem o valor do dinheiro e a influência que exercem sobre os pais
ConsumidorProteção contratual segundo o Código de Defesa do Consumidor
Carreira / EmpregoSem hipocrisia: é impossível separar o pessoal do profissional
Carreira / EmpregoConheça o perfil dos participantes das festas de final de ano das empresas
Negócios / EmpreendedorismoFuncionário de uma grande empresa está pronto para ser microempresário?
AposentadoriaPrevidência: qual a melhor forma de receber o dinheiro da aposentadoria?