Ter o menor preço não é uma estratégia muita forte para uma média e pequena
empresa. Concorrentes maiores com orçamentos maiores irão destruir qualquer
iniciativa sua de competir em preço. Para fugir da guerra de preços, pense
sobre:
1. Concorrentes. Não olhe apenas para o preço dos seus concorrentes. Olhe
para tudo que eles oferecem. Quais são os serviços diferentes que eles oferecem?
2. Exclusividade. Oferecer produtos e serviços exclusivos. Impossível?
Será mesmo? Pense sobre criar uma marca para um serviço que você oferece... Pode
dar certo.
3. Desista de produtos não-lucrativos. Muito provavelmente deve existir
produtos e serviços entre os tantos que você vende, que tem um custo de
manutenção enorme e você ainda continua a vendê-los. Cancele os produtos
não-lucrativos e substitua por aqueles que os seus clientes principais realmente
precisam. PERGUNTE A ELES!
4. A Marca da sua empresa. Desenvolver uma marca sólida que represente algo
único na cabeça do seu mercado alvo deve ser a sua principal tarefa de todos os
dias. Uma marca sólida pode vencer todo tipo de guerra de preço.
Deixe que as grandes empresas com suas grandes estruturas e grandes orçamentos
dominem o menor preço. Médias e Pequenas empresas devem ser Inovadoras ou
Humanas.