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Carreira / Emprego - Desafio é encontrar "coach" interno 

Data: 13/11/2008

 
 

Reconhecer as estruturas formais e informais de poder é fundamental para saber o que aproveitar de cada situação. Essa é a opinião de Helena Coelho, consultora da Career Center, para valorizar o próprio trabalho. "De que adianta empolgar só a torcida? O executivo tem de conviver com a equipe e observar quem é quem", recomenda.

A IBM incentiva o papel do mentor, uma espécie de treinador responsável por orientar, participar de avaliações periódicas e dar o retorno da performance ao executivo. Para os funcionários de nível gerencial, o programa de mentorização já é uma atividade formal e acontece mensalmente. Para os demais empregados, a adesão é facultativa.

Já na Avaya Telefonia, há um processo obrigatório de "coaching" entre todo funcionário e seu superior imediato. O objetivo é facilitar a aprendizagem e garantir que o empregado alcance as metas estabelecidas. "Eu acredito que essa seja a única maneira de estabelecer confiança entre subordinado e chefe", diz Aurélio di Pietro, diretor de RH da empresa.

Na ACS, empresa de telemarketing, o "coach" leva o nome de "padrinho" e tem como missão unir supervisores e diretores, separados por dois níveis hierárquicos. "O contato acelera o amadurecimento profissional e se torna um fator de retenção do funcionário", diz Olivar Rodrigues, especialista em Talentos Humanos.

"Muita gente não sabe localizar quem tem o poder de decisão na empresa e acaba se associando a pessoas erradas. É preciso identificar aquelas que podem dar suporte à sua carreira, que nem sempre estão em cargos de chefia", alerta Marcos Baumgartner.



 
Referência: Folha de São Paulo
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