Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Coaching - Busca por resultados faz crescer procura pelo coaching 

Data: 12/11/2008

 
 

A figura do coach, profissional com formação específica, capacitado para ajudar pessoas a traçar objetivos e focar forças para que eles sejam atingidos, sem sair da rota estabelecida, ganha espaço nas organizações.

Este profissional, ou treinador (tradução literal do inglês coach), no entanto, tem um papel mais abrangente que simplesmente orientar executivos empregados: ele podem mudar o rumo profissional das pessoas e despertar qualidades até então desconhecidas.

“A procura pelo Coaching aumenta em grande velocidade. E não apenas pelos executivos empregados, mas também por profissionais em busca de novos desafios”, conta o personal coach Jackson Seraos, diretor da Joinder & Job, de Campinas, que desenvolve programas voltados para a Coaching e Aconselhamento.

Segundo ele, coaching é um processo de desenvolvimento de competências. "Competência é a capacidade de agir, de realizar ações em direção a um objetivo, metas e desejos. É um processo de investigação e reflexão. Descoberta pessoal de pontos fortes a se desenvolver. Aumento da consciência de si. Aumento da capacidade de responsabilizar-se pela própria vida com estrutura e foco. O processo oferece feedback realista e apoio".

Já o coach é o profissional especializado no processo de desenvolvimento. É o Coach que assessora o cliente no processo, levando-o a refletir, chegar a conclusões, definir ações e, principalmente, agir em direção a seus objetivos, metas e desejos. Curiosamente, coach significa também veículo utilizado para transporte de pessoas de um lugar a outro. De certo modo, o coach transporta o cliente para seus objetivos.

Segundo Paulo Barros, também personal coach do Grupo J&J, o Coach desenvolve todos os aspectos da competência para que o líder possa executar bem sua tarefa e preferencialmente atinja a sua melhor performance.

Ele lembra que hoje existem alguns tipos de coaching, dentre eles, o coaching executivo, atualmente muito utilizado para desenvolvimento de competências de liderança, pois foca as habilidades para produzir resultados. Pode ser direcionado para coaching de habilidades, performance, desenvolvimento ou negócios.

Outro tipo é o coaching de vida, que lida com o lado pessoal do cliente em todas as suas dimensões - profissional, de saúde e relacionamento. Neste caso, o processo pode abordar temas como ser mais decisivo, melhorar a administração do tempo, valorizar diversidade, desenvolver potenciais, resolver conflitos, aumentar autoconfiança e comunicar-se com mais eficiência, entre outros.

O processo de coaching começou nos Estados Unidos, em 1974, pelas mãos do treinador de tênis Timothy Gallwey. Como em tantas outras ocasiões foi uma crise que levou ao desenvolvimento de novas ferramentas de gestão. Na época, o mundo era atingido pela primeiro choque do petróleo.



 
Referência: Aprendiz
Autor: Canal Executivo
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carro / VeículoFérias: veja a opção mais econômica para o seu carro bicombustível
Carro / VeículoAbastecer com álcool ainda é vantajoso, dizem especialistas
Carreira / EmpregoSaiba qual o momento para se especializar em uma área dentro do marketing
Economizar / PouparMaio, mês das noivas! Planejamento garante economia na hora do "sim"
Negócios / EmpreendedorismoA prevenção dos acidentes de trabalho como meio de contenção de custos nas empresas
Ações / Bolsa de ValoresEntenda o Mercado: Definições básicas do mercado
Carreira / EmpregoVocê sabe se comportar no trabalho?
AposentadoriaTroque seu plano a qualquer momento
Modelos de documentosInstumento particular de confissão de dívida
Carreira / EmpregoMudança de emprego: observe alguns aspectos antes de tomar a decisão