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Carreira / Emprego - Gestão Estratégica para Escritórios de Advocacia  

Data: 02/10/2008

 
 
Gestão estratégica permite a consolidação de um escritório

Muito se fala sobre a crise no mercado da advocacia e da saturação de profissionais no setor, no entanto a verdade é que atualmente existem grandes oportunidades de negócios que não estão sendo aproveitadas pela maioria dos profissionais, mas que são exploradas pelas grandes bancas. Os maiores escritórios se prepararam adequadamente e estão vivendo um ótimo período de crescimento e lucratividade, tanto por mérito de seus advogados como por uma visão estratégica do negócio. No entanto, qualquer escritório jurídico também poderá se beneficiar deste potencial de crescimento, desde que se prepare adequadamente.

No ultimo dia oito de outubro realizamos uma palestra na Escola Superior de Advocacia (ESA), ligada a Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais (OAB/MG), sobre “Gestão estratégica e oportunidades de negócios na advocacia”. Com uma expressiva participação de advogados e outros profissionais de áreas relacionadas, abordamos a importância de desenvolver um plano de gestão para que os operadores do direito possam aproveitar as novas oportunidades que estão surgindo no setor jurídico. Vamos apresentar os principais pontos discutidos no evento.

  • Elaboração de um plano de negócio.
  • Conhecer o mercado e as oportunidades.
  • Desenvolver competências essenciais.
  • Utilizar ferramentas de promoção e marketing.
Plano de Negócios

Primeiramente é necessário elaborar um plano de negócio que permita organizar o escritório e traçar objetivos estratégicos. Neste plano é importante traçar as estratégias organizacionais, gerenciais e de marketing.

  • Estratégia organizacional – é fundamental organizar a estrutura do escritório em torno de funções e não em torno de pessoas. Criar um organograma como funções, hierarquia e divisão de tarefas,
  • Estratégia gerencial – podem ser utilizadas duas ferramentas administrativas que são bastante eficazes no gerenciamento de um escritório. A primeira é o “ciclo PDCA” que permite planejar, executar, verificar e realizar ações corretivas ininterruptamente nas tarefas do escritório. A outra ferramenta sugerida é a “Lei de Pareto”,  que  proporciona conhecer que ações deverão ser priorizadas para tornar o escritório lucrativo.
  • Estratégia de marketing – na estratégia de marketing, é preciso definir três objetivos básicos: como captar clientes, como conquistar clientes e como manter um relacionamento duradouro com os mesmos.
Conhecimento do mercado e das oportunidades

Conhecer o mercado e as oportunidades é o segundo passo numa estratégia de desenvolvimento de um empreendimento. Para isto, é necessário pesquisar o mercado, a concorrência, o perfil dos clientes ideais e descobrir as áreas que estão em expansão e que representam novas oportunidades de negócios.

Existem diversas fontes de pesquisa que são acessíveis para qualquer escritório, onde se pode encontrar a maior parte das informações necessárias para um conhecimento adequado do mercado. Pesquisando na internet, em sites de busca e nos portais especializados das áreas jurídicas e econômicas, é possível encontrar muitas informações, inclusive acessando as páginas dos grandes escritórios, para poder colher informações estratégicas.

Outras formas de pesquisas podem ser realizadas através da leitura de revistas especializadas, jornais setoriais, alem da participação em congressos, eventos relacionados ao setor e participação em reuniões de entidades de classe. A troca de informação entre profissionais de áreas complementares também é uma ótima fonte de pesquisa.

Algumas áreas se destacam por estarem apresentando grandes oportunidades de negócios na advocacia, são elas:

  • Telecomunicações.
  • Energia, petróleo e gás.
  • Mercado de capitais.
  • Fusões e aquisições.
  • Arbitragem.
  • Meio ambiente
  • Agros-negócios.
  • Terceiro setor

Mas para atender as necessidades destes setores empresariais, será necessária uma formação complementar do profissional, não apenas com relação às questões jurídicas vinculadas as demandas existentes nestas áreas, como também um conhecimento específico dos negócios relativos a estas empresas.

Desenvolver competências essenciais

Existe um conjunto de competências que serão fundamentais para aproveitar as novas oportunidades de negócios e gerir estrategicamente um escritório. As principais são:

  • Habilidade de negociação – o mercado espera que o operador do direito seja muito mais do que apenas um técnico que entenda de leis. Sua capacidade de propor e realizar acordos está sendo muito valorizada.
  • Capacidade de produzir conhecimentos relativos ao mundo dos negócios – entender dos negócios dos clientes passa a ser uma vantagem competitiva inestimável. Para isto, é necessário penetrar no mundo destes clientes, e atualizar-se constantemente.
  • Comunicação e relacionamento interpessoais – a capacidade de persuasão e de influenciar pessoas no mundo dos negócios são armas estratégicas para os novos profissionais do Direito.
  • Liderança – assumir atitudes proativas, liderar processos, e coragem para assumir riscos, são fundamentais no mundo dos negócios.
  • Trabalho em equipe – saber cooperar e também procurar tirar o melhor do potencial de cada pessoa dentro de uma organização.
  • Motivação – esta competência está intimamente relacionada à paixão que o profissional tem por sua profissão, e também a sua capacidade de gerenciar o próprio estado de espírito. A motivação é fator essencial para a produtividade de um profissional.
  • Inovação – este fator é fundamental para a vitalidade do negócio, pois permite que ele se desenvolva continuamente, buscando adaptar-se às necessidades e aos novos desafios que surgem todos os dias.
Utilizar ferramentas de promoção e marketing

As principais ferramentas de promoção de um escritório, que podem ser utilizados pelos advogados em sintonia com o código de ética da OAB, são:

  • Parcerias – desenvolver parcerias com outros advogados e profissionais  de áreas complementares.
  • Networking – criar uma rede relacionamentos profissionais, que possa alavancar contatos e negócios;
  • Publicação de artigos – escrever e publicar artigos informativos direcionados aos seus clientes potenciais, prestando-lhes serviços e informações relevantes.
  • Utilização da internet, sites e blogs – explorar todo o potencial da internet para prestar serviços e informações a seus clientes e divulgar a marca e o trabalho do escritório.
  • Relacionamento com clientes – utilizar o relacionamento com os clientes, de maneira dinâmica, desenvolvendo um vínculo para que estes ajudem a construir novas oportunidades de negócios.
  • Relações públicas - ministrar palestras e participar de debates, fazer parte de associações e entidades de classe com o objetivo de  desenvolver parcerias e networking. Pode-se também compartilhar informações e ajuda com os membros destas entidades, além de procurar manter contatos com a imprensa.

Concluímos nossa apresentação defendendo a seguinte tese: atualmente existem grandes oportunidades de negócios na advocacia, no entanto o aproveitamento destas oportunidades exige gestão estratégica e também a quebra de alguns paradigmas. Por exemplo, a necessidade de adaptação dos profissionais do Direito à nova realidade de mercado, desenvolvendo habilidades extracurriculares, como as competências essenciais mencionadas, mas também buscar conhecer o mercado e explorar as potencialidades de negócios.

Acreditamos que o setor jurídico pode tornar-se um mercado profissional bastante atrativo se todas estas oportunidades forem exploradas de maneira adequada e com uma visão profissional de negócio.



 
Referência: algosobre.com
Autor: Ari Lima
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