Cartão de crédito - A quem recorrer em caso de suspeita de fraude do cartão?
O cartão é hoje o meio de pagamento mais usado nas transações de comércio
online. Preocupadas com os riscos de fraudes, as instituições financeiras e
empresas que atuam no varejo online investem cada vez mais em tecnologia de
forma a garantir a segurança do consumidor.
Tanto que já possuem ferramentas de perfil do usuário, que permitem detectar
quaisquer atitudes fora do padrão normal de uso do cartão e possibilitam
identificar rapidamente os casos de fraude. Porém, como titular do cartão, você
também pode adotar procedimentos simples para se proteger das fraudes.
Mas, e se, apesar destes cuidados, você for vítima de fraude? O que fazer?
Notifique a central de atendimento
Mesmo que se trate apenas de uma suspeita, não espere. Nestas horas a rapidez
com que você age pode fazer toda a diferença. Entre em contato com a central de
atendimento do banco emissor do cartão, alerte sobre a possível fraude e peça o
bloqueio imediato do cartão.
Através do rastreamento do uso do seu cartão, as instituições financeiras podem
detectar em que lugar ou computador uma compra foi efetuada, assim como o
horário em que o crime ocorreu. Quanto antes você notificar a fraude, maior a
chance de conseguirem identificar o fraudador e menores os danos contra a sua
identidade, o seu crédito e a sua conta bancária.
Formalize o alerta ao banco emissor
Para sua maior segurança, é imprescindível tomar duas medidas: anote o número de
atendimento (toda ligação feita para as centrais de atendimento de instituições
financeiras é gravada e possui um número para verificação) e solicite um fax que
comprove o bloqueio ou cancelamento do cartão.
Redija uma carta para que a sua denúncia fique registrada e guarde uma cópia
para si. Quando abrir novas contas, use senhas seguras, que não incluam dados de
fácil acesso (data de nascimento, cidade onde mora e outros).
Peça um alerta de fraude
Solicite ao banco emissor do seu cartão que divulgue um alerta de fraude. Desta
forma, você evita que os fraudadores usem seus dados pessoais (caso tenham sido
obtidos) para levantar crédito ou conduzir outros esquemas fraudulentos.
Exija que tanto o "alerta de fraude" quanto a "declaração de vítima" sejam
mantidos ativos durante sete anos. Envie os pedidos por escrito e guarde as
cópias. Leia suas faturas com atenção e comunique qualquer transação irregular.
Fique de olho para possíveis pedidos de crédito, abertura de contas e gastos
indevidos.
Faça um Boletim de Ocorrência
Faça um boletim de ocorrência nas autoridades policiais da região onde mora.
Guarde cópias do relatório policial para apresentar ao banco emissor se for
preciso. Com isso, ficará claro que você foi vítima de um crime.
A Polícia Civil do Estado de São Paulo oferece o serviço de Boletim de
Ocorrência online nos casos de furto ou perda de documentos como cartões
bancários, de crédito e talões de cheques, assim como furto de celulares.
Guarde cópias dos documentos
A cada passo do processo, guarde sempre cópias dos documentos, incluindo
e-mails, correspondência escrita e gravações de chamadas telefônicas, em locais
seguros.
Nem todas as conversas telefônicas são gravadas, de forma que o ideal é
registrar tudo o que foi discutido e os procedimentos a serem tomados (em um
documento, carta ou e-mail), guardando uma cópia de segurança. Se tomar estes
cuidados, você não poderá ser responsabilizado pelo uso indevido do seu cartão
por parte de fraudadores, o que certamente é um alívio.
Referência:
financaspraticas.com
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