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Cartão de crédito - A quem recorrer em caso de suspeita de fraude do cartão? 

Data: 17/09/2008

 
 

O cartão é hoje o meio de pagamento mais usado nas transações de comércio online. Preocupadas com os riscos de fraudes, as instituições financeiras e empresas que atuam no varejo online investem cada vez mais em tecnologia de forma a garantir a segurança do consumidor.

Tanto que já possuem ferramentas de perfil do usuário, que permitem detectar quaisquer atitudes fora do padrão normal de uso do cartão e possibilitam identificar rapidamente os casos de fraude. Porém, como titular do cartão, você também pode adotar procedimentos simples para se proteger das fraudes.

Mas, e se, apesar destes cuidados, você for vítima de fraude? O que fazer?

Notifique a central de atendimento


Mesmo que se trate apenas de uma suspeita, não espere. Nestas horas a rapidez com que você age pode fazer toda a diferença. Entre em contato com a central de atendimento do banco emissor do cartão, alerte sobre a possível fraude e peça o bloqueio imediato do cartão.

Através do rastreamento do uso do seu cartão, as instituições financeiras podem detectar em que lugar ou computador uma compra foi efetuada, assim como o horário em que o crime ocorreu. Quanto antes você notificar a fraude, maior a chance de conseguirem identificar o fraudador e menores os danos contra a sua identidade, o seu crédito e a sua conta bancária.

Formalize o alerta ao banco emissor


Para sua maior segurança, é imprescindível tomar duas medidas: anote o número de atendimento (toda ligação feita para as centrais de atendimento de instituições financeiras é gravada e possui um número para verificação) e solicite um fax que comprove o bloqueio ou cancelamento do cartão.

Redija uma carta para que a sua denúncia fique registrada e guarde uma cópia para si. Quando abrir novas contas, use senhas seguras, que não incluam dados de fácil acesso (data de nascimento, cidade onde mora e outros).

Peça um alerta de fraude


Solicite ao banco emissor do seu cartão que divulgue um alerta de fraude. Desta forma, você evita que os fraudadores usem seus dados pessoais (caso tenham sido obtidos) para levantar crédito ou conduzir outros esquemas fraudulentos.

Exija que tanto o "alerta de fraude" quanto a "declaração de vítima" sejam mantidos ativos durante sete anos. Envie os pedidos por escrito e guarde as cópias. Leia suas faturas com atenção e comunique qualquer transação irregular. Fique de olho para possíveis pedidos de crédito, abertura de contas e gastos indevidos.

Faça um Boletim de Ocorrência


Faça um boletim de ocorrência nas autoridades policiais da região onde mora. Guarde cópias do relatório policial para apresentar ao banco emissor se for preciso. Com isso, ficará claro que você foi vítima de um crime.

A Polícia Civil do Estado de São Paulo oferece o serviço de Boletim de Ocorrência online nos casos de furto ou perda de documentos como cartões bancários, de crédito e talões de cheques, assim como furto de celulares.

Guarde cópias dos documentos


A cada passo do processo, guarde sempre cópias dos documentos, incluindo e-mails, correspondência escrita e gravações de chamadas telefônicas, em locais seguros.

Nem todas as conversas telefônicas são gravadas, de forma que o ideal é registrar tudo o que foi discutido e os procedimentos a serem tomados (em um documento, carta ou e-mail), guardando uma cópia de segurança. Se tomar estes cuidados, você não poderá ser responsabilizado pelo uso indevido do seu cartão por parte de fraudadores, o que certamente é um alívio.



 
Referência: financaspraticas.com
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