Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Economizar / Poupar - Quer decorar? Papel de parede é opção eficaz que cabe no bolso 

Data: 11/09/2008

 
 
Sucesso nas decorações dos anos 70 e 80, o papel de parede está de volta e já é considerado um dos materiais favoritos de quem trabalha com design de interiores. Lisos, estampados, texturizados, em cores pastéis ou vibrantes, há opções para todos os gostos e também para todos os bolsos.

"São milhares de opções, capazes de agradar a todos os tipos de gosto, desde os que preferem decorações mais sóbrias e discretas, até os que querem dar um ar irreverente para os ambientes", conta a sócia da loja Casa do Papel de Parede, Geisa Cardoso.

Para quem acha que a alternativa pode pesar no bolso, Geisa explica que alguns modelos são mesmo caros, mas que isso não é uma regra. "Existem papéis com preços muito convidativos, mas, como todo produto, há opções para quem quer economizar e também para quem pode gastar mais. Existem rolos que custam R$ 39 e outros que custam R$ 700 (preços incluem cola necessária para fixação), e muito se engana quem acha que só os caros são bons. Há opções bem em conta que oferecem ótima qualidade e acabamento".

Mão na massa
Para quem quer mudar o ambiente, mas não quer gastar muito, a dica é colocar a mão na massa. "Há profissionais especializados na aplicação de papéis de parede, mas a própria pessoa pode fazer. Não há muito segredo, é preciso apenas cuidado, paciência e atenção", destaca.

Para a empresária, a maior dificuldade na hora de colocar o papel de parede é emendar os desenhos. "Os rolos de papel de parede possuem metragem padrão de 10 metros por 53 centímetros, ou seja, a cada meio metro será preciso fazer uma emenda. Se o papel tiver desenhos, será preciso tomar um cuidado maior, sem falar que esse tipo de papel resulta em maiores gastos, já que é preciso fazer alguns descartes para se conseguir a continuidade do desenho", explica.

Geisa lembra ainda, que isso deve ser considerado na hora de calcular quantos metros de papel devem ser comprados para forrar determinado ambiente. "Existem algumas tabelas padrões para se calcular quantos rolos serão necessários para revestir um ambiente. No entanto, a melhor coisa é tirar as medidas e consultar um vendedor. Leve até uma loja quantas paredes são, altura e largura, se há portas ou janelas e quanto elas medem, assim o lojista poderá indicar a quantidade correta de material".

Dicas
Para quem está pensando em colocar papel de parede em casa, seguem algumas dicas:
  • fique atento na hora de escolher o produto. Para se ter uma idéia, embora muitos sejam laváveis, alguns não são, e podem rasgar em caso de limpeza com pano úmido;
     
  • além disso, caso você decida retirar o papel, a massa corrida e até o reboco da parede podem se soltar. Portanto, é importante escolher uma estampa que não seja cansativa;
     
  • bordas próximas a janelas e portas podem se soltar, e o excesso de Sol pode provocar o desbotamento de algumas estampas;
     
  • vale lembrar que os papéis possuem maior durabilidade em relação à pintura. O prazo de "validade" de alguns é de 10 anos.
Vai instalar?
Se após pesar os prós e os contras, você decidiu instalar sozinho esse revestimento, siga algumas instruções:
  • a parede que vai receber o papel precisa estar bem seca. Caso contrário, o papel não se mantém colado e fica manchado;
     
  • a melhor base para a aplicação é a pintura látex ou massa corrida;
     
  • paredes que já possuem papel podem receber outro por cima, desde que o antigo esteja bem fixado. Se ele estiver soltando, o melhor é umedecê-lo com um pano e retirá-lo com uma espátula.


 
Referência: InfoMoney
Autor: Tabata Pitol Peres
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Modelos de documentosRequerimento: Naturalização
Carreira / EmpregoConfiança: a base do líder
Cartão de créditoAlém do pagamento: clientes desconhecem, mas cartão oferece serviços adicionais!
FilhosDia das Crianças: qual é a melhor forma de falar de dinheiro com os filhos?
AposentadoriaExpectativa de vida: como ela afeta o planejamento da sua aposentadoria?
Negócios / EmpreendedorismoDescrição da Empresa no Plano de Negócios
Carreira / EmpregoVocê tem perfil?
Economizar / PouparAlbergue: hospedagem econômica dentro e fora do País
Carreira / EmpregoInternet: O que disponibilizar na web para não perder oportunidade de emprego
LeisNovo Código Civil ? Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Especial) »»» Livro V - Do Direito das Sucessões »»» Título IV - Do Inventário e Da Partilha