Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - O que causa o fechamento precoce das empresas brasileiras 

Data: 30/05/2007

 
 
Recente pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) intitulada “Estatísticas do Cadastro Central de Empresas” apresenta dados alarmantes e infelizmente já conhecidos acerca da dinâmica de abertura e fechamento de negócios no Brasil. Cerca de 70% das empresas criadas no país fecham as portas. São geralmente micro e pequenas empresas com poucos funcionários. O assunto foi discutido em matéria da Folha de São Paulo de 13 de Outubro.

“A maioria das empresas que nascem e morrem no país conta com número pequeno de funcionários. As que têm até quatro funcionários concentraram 94% das empresas criadas e 61,9% do pessoal ocupado em novos empreendimentos. O mesmo ocorre com as empresas extintas: 96,7% delas tinham até quatro empregados”.

Um dado interessante destacado na reportagem e na pesquisa apresenta a dificuldade de acesso ao crédito como um dos principais fatores que impossibilitam o desenvolvimento destes negócios. “A maior taxa de mortalidade encontrada nas empresas de pequeno porte é explicada, dentre outras razões, pela maior dificuldade de acesso a crédito e menor capacidade de competitividade. As menores taxas de natalidade e de mortalidade se encontram na faixa de empresas com cem ou mais pessoas ocupadas porque são menos vulneráveis às variações conjunturais da economia”.

No entanto, eu não diria que este problema é o principal, apesar de extremamente importante. Ainda considero a falta de preparo e a carência de conhecimentos gerenciais – onde se inclui a capacidade de planejar – como os pontos cruciais que impedem o empreendedor fazer com que seu negócio cresça e se desenvolva. Na verdade, todos estes fatores somados acabam por prejudicar a competitividade da empresa. A questão conjuntural citada na pesquisa referente ao acesso ao crédito é um problema macro, do país, e não depende apenas do empreendedor isoladamente para ser resolvido. Por outro lado, questões gerenciais não só dependem dos próprios empreendedores, como deveriam ser priorizadas pelos mesmos.

Ainda segundo a pesquisa, o setor que mais apresenta fechamento de empresas é o comércio, seguido do setor de serviços e finalmente indústria. Não é por acaso. Basta notar em qualquer cidade brasileira a dinâmica de mudança de ponto dos estabelecimentos comerciais.

Estatísticas aparecem com freqüência tratando da dinâmica dos negócios no país. Estes estudos permitem que se tomem ações e se criem políticas públicas para auxiliar o desenvolvimento do empreendedorismo nacional. Os que pretendem criar um novo negócio deveriam tomar conhecimento destes relatórios e de suas recomendações, o que hoje é algo fácil de se fazer acessando a internet. Com isso poderão aumentar suas chances de sucesso.



 
Referência: JoseDornelas.com.br
Autor: José Dornelas
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Dívidas / Endividado ?As dívidas não param de surgir? Confira algumas dicas para sair dessa situação
Negócios / EmpreendedorismoTáticas e estratégias de negociação - Parte II
ConsumidorMulta: saiba verificar se foi justa ou não e como proceder nos dois casos
Ações / Bolsa de ValoresEspecular e manipular: A diferença
SegurosApólice e contrato: leia antes de assinar
Carreira / EmpregoRevele seu potencial
Ações / Bolsa de ValoresAções: veja 10 perguntas que investidor deve fazer antes de começar a investir
Carreira / EmpregoParadigmas e a Gestão de Carreira
Ações / Bolsa de ValoresDe amador a profissional: mercado de ações é opção de carreira para traders
Impostos / TributosCirurgia plástica: contribuinte pode repassar parte da conta para o Leão