Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Consumidor - Natal: saiba como evitar imprevistos e surpresas desagradáveis nas compras 

Data: 30/05/2007

 
 

Chega o final do ano e os consumidores vão às ruas à procura de produtos para presentear no Natal. Em meio às filas, lojas cheias e muita correria de última hora, os consumidores têm de tomar muito cuidado.

Isso porque as compras devem ser feitas com bom senso e sem impulso, para que não haja arrependimento depois da aquisição. Veja abaixo as dicas ela Fundação Procon-SP para evitar contratempos em época de festas.

Perfumaria
Para os adultos, uma boa opção de presentes são os perfumes. Quando se conhece a pessoa e um pouco de seu gosto, é fácil acertar qual cheiro combina com ela e faz o seu estilo. Na época natalina, muitas pessoas aproveitam para presentear com cosméticos e perfumes.

Quando comprados sem nenhum cuidado, pode-se estar levando para casa um produto contrabandeado, o qual pode provocar alergias e ainda não fixar o cheiro na pele. Para que a compra seja consciente, analise a rotulagem dos cremes, sabonetes e perfumes, que devem explicitar os cuidados no manuseio.

Roupas
Comprar uma blusinha para aquele amigo secreto do escritório ou uma camisa mais elaborada para o namorado podem ser boas opções de presentes para o final de ano. No entanto, o consumidor não pode se deixar enganar pela beleza do produto.

Preste atenção à etiqueta da peça, que deve ser obrigatória, e ainda perceba a qualidade do que está levando. Muitos tecidos baratos podem sair caros, já que a duração é pequena e ainda não se respeita a maneira de lavagem indicada na etiqueta.

Eletroeletrônicos
Os eletroeletrônicos, por terem preços maiores, devem receber cuidados redobrados na aquisição. Antes de adquiri-los, veja se está realmente com bom funcionamento na própria loja. Além disso, peça explicações detalhadas sobre como manusear o eletroeletrônico.

Analise as utilidades do aparelho e se o preço é realmente válido. Atente se contém o selo de economia de energia e se é compatível com a voltagem de sua casa. Em todos os casos, peça um manual de instrução, com linguagem fácil e didático.

Com relação aos equipamentos de informática, antes da compra, consulte um especialista na área, para ter certeza de que não está sendo enganado pelo comprador. Veja quais programas usará, para que não compre aqueles direcionados para especialistas.

Brinquedos
Para fazer a alegria da criançada no Natal, a melhor opção é a compra de presentes. Mas para que a aquisição não se torne num pesadelo, preste bastante atenção se ele possui o selo do Inmetro, o que significa que ele não representa risco ao seu filho, sobrinho ou enteado.

Além disso, observe a faixa etária para a qual é destinado o brinquedo, leia atentamente as instruções de uso e recomendações contidas nas embalagens, monte e desmonte o brinquedo e repare se ele corresponde àquele visto em publicidades.

Enfeites de Natal
Para aumentar o clima natalisno, as pessoas enfeitam as casas e as empresas. Lojas se tornam mais coloridas, bem como as ruas. Mas é preciso tomar cuidado na hora de comprar os enfeites para a data.

Fique atento às embalagens, nome do fabricante, instruções e informações, inclusive sobre a tensão dos "pisca-pisca". Nestes enfeites, a tomada deve ser de cobre, liga de cobre, alumínio ou latão. Identifique se o material usado é ferroso, o qual pode superaquecer, usando um imã.

Formas de pagamento
Prefira os pagamentos à vista. Tenha o dinheiro à mão, opte pelo débito ou por usar cheques à vista. Nesta última opção, caso seja pré-datado, faça-o nominal à loja e coloque a data do depósito, para que a loja não o faça antes.

Pesquise as taxas de juros do mercado e se informe sobre preço à vista em moeda corrente, montante de juros de mora de taxa efetiva anual de juros, acréscimos previstos, número e período das prestações e valor total, com ou sem financiamento.

Pela internet
Caso compre em lojas internacionais pela internet, resolva o caso com a própria empresa na qual adquiriu o produto, porque ela é considerada importadora direta da mercadoria. Solicite todos os dados necessários para a compra e exija que os compromissos sejam registrados e documentados.

Se houver problema com o produto, a reclamação deve ser feita em até sete dias, quando a compra deve ser entregue à loja e o consumidor precisa exigir o valor de volta ou outra mercadoria correspondente.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
CambioCastigo: ele ficou na escola ou também é aplicado nas empresas?
Empréstimo / FinanciamentoCrédito em financeiras custa até cinco vezes mais do que em banco
Carreira / Emprego"Dar um tempo" para investir na carreira: quando esta é uma boa opção?
Negócios / EmpreendedorismoInstrumentos facilitadores do atendimento
Negócios / EmpreendedorismoComum + Comum = Diferente
ImóveisNão frequenta mais a casa de praia? Veja quando é melhor vender ou alugar!
Carreira / EmpregoAgora, mais do que nunca, é momento de criar. Inovar para se diferenciar
Carreira / EmpregoEm cinco minutos diários, é possível promover qualidade de vida no trabalho
Defenda-seConstituição Federal - Íntegra da lei : » Título VI - Da tributação e do orçamento »»» Capítulo II - Das finanças públicas
Carreira / EmpregoCalado! Veja quais são as frases que podem prejudicar sua carreira