Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Economizar / Poupar - Decisão de investimento é fundamental para atingir objetivos de poupança 

Data: 30/05/2007

 
 

Atingir objetivos financeiros exige, além de conhecimento e disciplina com seu orçamento, uma boa dose de planejamento. Porém, outro elemento pode ser decisivo na hora de alcançar as metas: a forma como você investe seu dinheiro.

Atingir uma meta financeira leva tempo, com a construção, passo a passo, de um patrimônio que permita que você atinja seus objetivos. São muito raras as situações em que um planejamento e uma execução de longo prazo sejam desnecessários: para chegar a um patrimônio de R$ 200 mil, por exemplo, a forma mais fácil é construir aos poucos, poupando todos os meses.

A maneira como você investe esse montante, que vai gradualmente crescendo, pode fazer a diferença. Se você já acumulou, digamos, R$ 50 mil e adota uma estratégia inteligente de investimento, você pode alcançar sua meta mais rapidamente. Por outro lado, decisões erradas com esse dinheiro podem tornar a caminhada mais longa.

Processo integrado

Portanto, saber como investir de forma inteligente pode afetar o seu planejamento financeiro. Embora não seja o fator principal para atingir seus objetivos financeiros - você precisa, de qualquer modo, acumular uma poupança antes de ter condições de investir - este é certamente um fator que não pode ser deixado de lado.

O processo de planejamento financeiro, desta forma, deve ser integrado, embora a prioridade deva ficar em atingir as metas orçamentárias, pois são elas que permitem que você consiga poupar de forma consistente.

Considere, neste ponto de seu planejamento financeiro, uma estratégia de investimentos que priorize a preservação do que você já conseguiu poupar. Portanto, nada de especular com o dinheiro que deu tanto trabalho para ser acumulado. Esta é a hora de adotar uma postura mais conservadora.

Se ganhar mais, poupe mais

Se você conseguir obter ganhos financeiros no montante que já conseguiu juntar, isso certamente é uma boa notícia. No entanto, isso não significa que você tenha que alterar suas metas de poupança por conta disso. Considere esses rendimentos como "extras", buscando manter a disciplina que você determinou anteriormente para atingir seus objetivos.

Uma redução de suas metas de poupança pode parecer tentadora, mas não deve ocorrer. Passar a gastar mais somente porque conseguiu um retorno financeiro interessante no dinheiro que já conseguiu poupar não é o caminho a seguir. Nessas horas, o importante é adotar uma postura inteligente e manter seu orçamento sob controle.

O que você conseguiu juntar a mais pode ser usado para construir uma reserva de emergência, que pode ser bastante útil caso você encontre obstáculos que possam alterar o seu planejamento inicial. Caso surpresas desagradáveis não aconteçam, você poderá atingir seus objetivos antes da meta, o que permite sonhar com vôos mais altos no futuro.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Equipe Infomoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Taxas / ÍndicesTer espírito aventureiro e cozinhar estão entre as dicas para economizar com hotel
Finanças pessoaisSeu bolso também precisa de um check-up?
Carreira / EmpregoSou responsável pelo meu sucesso?
Negócios / EmpreendedorismoEmpregados Empreendedores
Finanças pessoaisPatrimônio x Casamento: não pense só na festa, mas em aspectos jurídicos
Empréstimo / FinanciamentoCinco dicas para financiar um carro sem sustos
Investimentos / FundosAnalise bem as alternativas antes de escolher o melhor investimento para você
SaúdeQuais os tipos de planos e seguros de assistência à saúde que foram criados pela nova lei?
Negócios / EmpreendedorismoA sua empresa é globalmente sustentável?
SaúdePlanos de saúde: conheça todos os seus direitos em relação aos reajustes