Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Franquia / Franchising - Franchising: O que é ? 

Data: 30/05/2007

 
 

O Franchising é um método para a distribuição de produtos e/ou serviços cujo sucesso depende, fundamentalmente, da capacidade de se reproduzir, em diferentes locais e sob a responsabilidade de diferentes pessoas, um mesmo "conceito de negócio".

A uniformidade ou padronização da rede é um dos fatores de sustentação do Franchising. Ou seja, ao pedir um hambúrguer em Porto Alegre, o cliente deverá receber o mesmo tratamento e o mesmo produto que receberia num outro estabelecimento da mesma rede, situado, por exemplo, em Manaus.

Num relacionamento de franquia, há normalmente duas partes: de um lado, o franqueador (o dono da marca e do sistema e quem concede a franquia) e, de outro, o franqueado (aquele que implanta a loja, o restaurante, a assistência técnica ou o que seja que o franqueador o autorize a instalar, operar e administrar).

O Sistema de Franchising garante uma série de benefícios a quem pretenda operar o seu próprio negócio. Além de oferecer a oportunidade de trabalhar com uma marca conhecida, uma boa franquia pressupõe a existência de um conceito de negócio previamente testado e aprovado no mercado. Ou seja: o franqueado não precisará "reinventar a roda".

Em princípio, um franqueador profissional deverá transferir a seus franqueados a experiência que desenvolveu, orientando-os em tudo o que diga respeito à implantação, operação e gestão do negócio franqueado. Ou seja: deverá fornecer aos mesmos um "formato", ou padrão, que os auxilie a reproduzir (ou até mesmo superar) o sucesso que ele, o franqueador, esteja alcançando em seus estabelecimentos próprios.

Para isso, um bom franqueador deverá oferecer, entre outras ferramentas, treinamento e manuais para garantir a qualidade e a consistência de cada um dos estabelecimentos que usam a sua marca. De sua parte, cada franqueado deverá implantar, operar e administrar o negócio de acordo com os padrões ditados pelo franqueador. Isso mantém a unidade da rede.



 
Referência: franquia.com
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :