Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carro / Veículo - Gasolina: Saiba o que fazer para economizar gasolina 

Data: 30/05/2007

 
 

Dirigir um automóvel é como ter um aparelho de telefone celular, ou seja, uma necessidade de qualquer habitante das metrópoles brasileiras. Horas esperando pela chegada de um ônibus, trens apertados e falta de conforto são as principais reclamações daqueles que dependem do transporte coletivo. Quem tem condições, desta forma, acaba optando por gastar mais e comprar um automóvel, sem contar com as despesas com sua manutenção.

Porém, o gasto que costuma comprometer boa parte do orçamento dos motoristas é, sem dúvida, o combustível, que em alguns casos consome mais de 25% de suas receitas. Diante do preço da gasolina, do álcool, do diesel e do GNV, o motorista precisa ficar atento para tentar economizar combustível, se não quiser deixar o carro na garagem.

Escolhendo o posto de gasolina
Um grande erro cometido por motoristas descuidados é abastecer o carro em qualquer posto, olhando apenas para o preço da gasolina. "Se estiver barata, ótimo, é aqui mesmo que vou abastecer." Como diz aquele velho chavão, o barato pode sair caro.

Todo mundo já está cansado de ouvir que alguns donos de postos de gasolina adicionam componentes estranhos na hora de vender o combustível. E isso é prejudicial para o seu carro e para o seu bolso. Em primeiro lugar, acaba estragando o motor do veículo, que sai de fábrica programado para utilizar determinado combustível, e não solventes químicos suspeitos.

O outro prejuízo está relacionado ao rendimento da substância, que certamente não dá a mesma combustão que a gasolina. Você paga menos pelo litro e acaba tendo que abastecer antes do previsto. Em algumas situações, você pisa no acelerador e o carro simplesmente não anda. Para evitar essas dores de cabeça, procure um posto que cobre o preço de mercado pelo combustível e faça um teste. Se a performance do automóvel não for comprometida, vire "freguês" do estabelecimento, e aproveite para recomendar aos amigos.

A gasolina ideal para o seu carro
Os três principais tipos de gasolina no mercado são a comum, a aditivada e a premium. A gasolina comum, como o próprio nome diz, é o combustível mais simples que existe, indicado para qualquer carro e sem nenhum aditivo que faça diferença no motor.

Já a gasolina aditivada é aquela que recebe produtos químicos, que têm a função de retirar algumas impurezas. São detergentes que limpam o motor internamente, mas são apenas indicados para carros novos, com pouca quilometragem ou que sempre foram abastecidos com ela. Não adianta, portanto, abastecer um carro rodado com esse tipo de gasolina. Às vezes o sistema de alimentação já está bem sujo e as impurezas que se soltam acabam danificando o carro.

O terceiro tipo, a gasolina premium, é recomendada apenas para "carrões", que utilizam alta tecnologia e atingem altas velocidades, ou aos importados que não foram adaptados à realidade brasileira, isto é, "tropicalizados". Esses automóveis pedem um combustível mais potente, com uma combustão mais completa. As substâncias aumentam a octanagem da gasolina e melhoram o desempenho do combustível.

Escolher o combustível adequado para seu automóvel garantirá uma boa economia no final do mês. Quem mistura todos os tipos de gasolina está, literalmente, desperdiçando dinheiro.

Álcool ou gasolina: o dilema dos biscombustíveis
Diante do benefício da escolha, na hora de abastecer o carro, surge a dúvida: álcool ou gasolina?

Em março de 2003, quando os primeiros bicombustíveis foram lançados no mercado, a resposta parecia óbvia: álcool. Além de mais barato, o motor do carro tinha uma performance melhor com esse combustível.

Hoje em dia, no entanto, cabe ao consumidor fazer as contas: o álcool só é mais vantajoso se o preço por litro for igual ou menor que 70% do valor do litro da gasolina.

Na calculadora é fácil! Ao chegar no posto de gasolina, compare o preço do álcool e da gasolina e divida o valor do primeiro pelo segundo. Se o resultado for igual ou menor que 0,7, a opção é álcool na certa. Caso contrário, fique com a gasolina.

Manutenção é fundamental
Outra providência a ser tomada é manter o automóvel em ordem, pois o carro acaba gastando mais quando o filtro de ar e de combustível, ou as velas de ignição, estão em mau estado. Na dúvida, opte pela troca dos filtros de ar e não pela limpeza, já que filtros bem mantidos ajudam a aumentar a vida útil do motor.

Outra providência que ajuda a economizar é manter os pneus calibrados e as rodas alinhadas, enquanto nos carros mais antigos vale a pena fazer uma limpeza no sistema de injeção eletrônica. Desta forma, não deixe de passar no posto todas as semanas e calibre os pneus, já que a qualidade do pavimento das cidades grandes é tão ruim que você deve ficar atento à essa manutenção. Faça rodízio das rodas a cada 10 mil km e não se esqueça de fazer alinhamento e balanceamento das rodas periodicamente.

Por último, aproveite e faça uma visita a um mecânico de confiança a cada seis meses e, quando o carro chegar aos 50 mil km, pense na troca, pois a partir desta quilometragem os custos de manutenção tendem a aumentar.

Mudança de hábitos
Porém, não adianta manter o carro em ordem se, na hora de dirigir, você também não tomar alguns cuidados, para evitar hábitos errados. Portanto, evite acelerar o carro no sinal vermelho, e para quem se anima com arrancadas violentas no sinal, vale lembrar que isto implica em gastos desnecessários, de forma que vale a pena rever seus hábitos.

O ideal, segundo especialistas no assunto, é dirigir com moderação, usando disciplina na hora de acelerar, e trocando marchas quando o motor estiver perto da rotação de torque máximo, como, aliás, está escrito na maioria dos manuais do proprietário.

Se você seguir as dicas acima e manter seu carro em ordem, então não existe razão para flutuações nos gastos com combustíveis



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Impostos / TributosEle é manso, mas não é bobo! Por que o leão é o símbolo do Imposto de Renda?
Impostos / TributosIPTU
Empréstimo / FinanciamentoCheque especial : O que é, e quais os cuidados na sua utilização
Carreira / EmpregoMulheres: saiba se a empresa pode exigir o uso da maquiagem no trabalho
Investimentos / FundosOs caminhos para investir
Carreira / EmpregoQuem recebe mais feedback tem mais chance de obter sucesso profissional
Carreira / EmpregoVocê tem as competências essenciais para uma boa liderança?
Finanças pessoaisNa hora de fixar sua metas financeiras, não esqueça do prazo para atingi-las
SegurosSeguros de vida podem ser suspensos, se segurado tiver comportamento de risco
ConsumidorGarantia: veja o que diz a lei sobre as garantias de produtos