Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Motivação - Liderança e motivação 

Data: 15/10/2011

 
 
Para algumas pessoas liderar é apenas mandar, mas mandar em quem? Exigir o que? As tarefas se cumprem sozinhas?

A organização não é composta apenas por maquinas que basta apertar um botão já estão trabalhando. A organização é composta por pessoas que são movidas por sentimentos e vontades próprias e não basta apenas mandar, é preciso motivá-las a cumprir os objetivos.

A motivação é baseada em emoções, especificamente pela busca de emoções positivas ou negativas.
Então se tem a motivação relatada de duas formas:

- Motivação instrumental
- Motivação integrada

Motivação instrumental: são as características psicológicas daqueles que executam seus objetivos como instrumento na melhoria da posição social, por interesse pessoal ou profissional. Ou seja, são fatores que evidenciam a posição social do indivíduo perante os outros.

Motivação integrada: são as características psicológicas daqueles que executam seus objetivos por estar interessado, ou seja, o individuo consegue se identificar com o que esta fazendo e sente prazer em fazê-lo.
Não se pode esquecer que a motivação nada mais é que o motivo para agir.

Segundo CHIAVENATO (1999):

A motivação é o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionados pela capacidade de satisfazer objetivos individuais. A motivação depende da direção (objetivos), força e intensidade do comportamento (esforço) e duração e persistência. Uma necessidade significa uma carência interna da pessoa e que cria um estado de tensão no organismo. Daí o ciclo motivacional. As teorias de conteúdo da motivação procuram dar uma visão geral das necessidades. Dentre elas, a teoria da hierarquia das necessidades aponta para necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto-realização.

Segundo o autor, a liderança é o processo chave em todas as organizações e assim, é uma forma de influência, por isso o administrador deveria ser um líder para lidar com as pessoas que trabalham com ele.
E prossegue: "A influência é uma transação interpessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o comportamento de outra pessoa, de maneira intencional" (CHIAVENATO, 1999, p.553)
Segundo Murray (1997) motivação é um fator interno que inicia, dirige e integra o comportamento humano. Para ele a motivação funciona como uma força impulsionadora, assim sendo pode-se dizer que a liderança é movida por fatores internos e comportamentais, o que pode ser modificado, melhorado ou aprendido.
Conforme BOYATZES (2002), o ser humano, apesar de fazer serviços repetitivos, não é uma máquina que quebra e se conserta simplesmente; ele é formado por sentimentos que impactam diretamente no seu estado funcional, mudando rapidamente o modo que enxerga tudo ao seu redor.

Teoria da Motivação Humana

Abraham Maslow sugeriu que muito do comportamento do ser humano pode ser explicado pelas suas necessidades e pelos seus desejos. Quando uma necessidade, em particular se torna ativa, ela pode ser considerada um estímulo à ação e uma impulsionadora das atividades do indivíduo. Essa necessidade determina o que passa a ser importante para o indivíduo e molda o seu comportamento como tal. Na teoria de Maslow, portanto, as necessidades se constituem em fontes de motivação.

O comportamento motivado pode ser encarado como uma ação que o indivíduo se obriga a tomar para aliviar a tensão (agradável ou desagradável) gerada pela presença da necessidade ou desejo. A ação é intencionalmente voltada para um objeto ou objetivo que aliviará a tensão interior.
O estudo de Maslow sobre o comportamento motivado vem sido utilizado para entender melhor as reações das pessoas em diversas áreas como trabalho, estudo, relacionamento. Conhecendo melhor as pessoas podemos identificar suas necessidades e utilizar as melhores formas de supri-las.

A Hierarquia das necessidades de Maslow

O comportamento humano é explicado por Maslow através de cinco níveis de necessidades. Estas necessidades são dispostas em ordem hierárquica, desde as mais primárias e imaturas (tendo em vista o tipo de comportamento que estimulam) até as mais civilizadas e maduras.

Na base da pirâmide, encontra-se o grupo de necessidades que Maslow considera ser o mais básico e reflexivo dos interesses fisiológicos e de sobrevivência. Este é o nível das necessidades fisiológicas, que estimulam comportamentos caracterizados pelo verbo ter.

Necessidades Fisiológicas: São relacionadas às necessidades do organismo, e são a principal prioridade do ser humano. Entre elas estão respirar e se alimentar. Sem estas necessidades supridas, as pessoas sentirão dor e desconforto e ficarão doentes.

Necessidades de Segurança: Envolve a estabilidade básica que o ser humano deseja ter. Por exemplo, segurança física (contra a violência), segurança de recursos financeiros, segurança da família e de saúde.
Necessidades Sociais: Com as duas primeiras categorias supridas, passa-se a ter necessidades relacionadas à atividade social, como amizades, aceitação social, suporte familiar e amor.

Necessidades de Status e Estima: Todos gostam de ser respeitados e bem vistos. Este é o passo seguinte na hierarquia de necessidades: ser reconhecido como uma pessoa competente e respeitada. Em alguns casos leva a exageros como arrogância e complexo de superioridade.

Necessidade de Auto Realização: É uma necessidade instintiva do ser humano. Todos gostam de sentir que estão fazendo o melhor com suas habilidades e superando desafios. As pessoas neste nível de necessidades gostam de resolver problemas, possuem um senso de moralidade e gostam de ajudar aos outros. Suprir esta necessidade equivale a atingir o mais alto potencial da pessoa.

Quando o líder conhece bem sua equipe ele pode aplicar os meios adequados de motivação, ao identificar as necessidades que os membros da sua equipe estão enfrentando.

Por exemplo, se uma pessoa está passando por grandes dificuldades financeiras, não adianta tentar motivá-lo dizendo que seu caso de sucesso será publicado no jornal da empresa. Pois ele não esta necessitando de reconhecimento, mas sim de um aumento de salário.

Da mesma forma um profissional que esta no auge de sua carreira pode não ficar feliz com um aumento, pois o que ele necessita é de reconhecimento pelo êxito no trabalho exercido.

Para a obtenção de resultados melhores o líder também pode utilizar essa teoria para entender melhor as necessidades dos clientes da organização, pois se pode dizer que a compra de um produto ou serviço é motivada pela necessidade de obter o mesmo

Assim o líder deve estar atento ao seu ambiente de trabalho e procurar conhecer melhor as necessidades de sua equipe e de seus clientes, para que possa supri-las de modo a deixar seu cliente satisfeito e sua equipe motivada.

( MASLOW, A. Motivation and Personality, 2nd ed., Harper & Row, 1970. )

Conclusão

A motivação não é apenas um fator emocional, mas sim o fator que move as pessoas e que as faz obter os melhores resultados ao cumprir suas tarefas.

O líder não só tem um importante papel a frente da sua equipe como é o responsável em mantê-la motivada para obter os melhores resultados. Ao realizar um trabalho as pessoas buscam a realização pessoal e produzem resultados melhores quando trabalham motivadas.

Uma organização com funcionários motivados e felizes com seu trabalho além de obter melhores resultados na produção também reduz o absenteísmo e a rotatividade, pois os funcionários se tornam fiéis a organização e aos seus objetivos.

Portanto o líder deve procurar as melhores ferramentas para manter sua equipe sempre motivada para produzir mais e melhorar, pois os resultados se refletem em tudo e afetam todas as pessoas sejam eles positivos ou negativos.



 
Referência: Administradores
Autor: Fabiane Camila Martim
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :