Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Análise técnica (ações) - Estratégia: há como se defender das quedas do Ibovespa 

Data: 12/03/2011

 
 

Quando o mercado entra em tendência de baixa, assim como verificado neste ano, muitos investidores, em especial os individuais, optam pela realização de lucros ou até mesmo se desfazem de posições com prejuízo.

Entretanto, com o advento dos minicontratos, criou-se uma boa ferramenta para o investidor minimizar as perdas, defendendo-se da queda do benchmark.

Essa forma de proteger as aplicações, ou seja, a estratégia de hedge, explanada por Gustavo Lobo, instrutor da Uniinvest, consiste em montar uma posição em minicontratos de Ibovespa com base em sua posição acionária no mercado à vista.

Estratégia de hedge
Ao identificar sinais de uma correção por parte do índice, que podem ser verificados, por exemplo, via o instrumental de análise técnica, o investidor entra "vendido" no míni índice futuro do Ibovespa, fundamentado no tamanho da sua posição acionária.

Com a operação, ressalta Lobo, a queda prejudicará a carteira no mercado à vista, porém, no mercado futuro, os lucros serão também significativos, dada a queda no valor do minicontrato, no qual o investidor está vendido.

Para o cálculo do número de contratos a serem adquiridos, Lobo indica o investidor a pegar o valor financeiro da posição acionária e dividir pelo valor do índice multiplicado pelo valor do minicontrato, no caso, o Ibovespa.

Os riscos
O instrutor da Uniinvest alerta para os potencias riscos deste mercado. Segundo Lobo, a volatilidade é muito maior quando comparado ao mercado à vista, o que exige muita atenção.

O cuidado deverá ser redobrado quando se operar alavancado, já que uma reversão da tendência prévia pode culminar em fortes prejuízos, que deverão ser arcados com os órgãos responsáveis.

Além disso, é imprescindível o investidor acompanhar de perto o movimento do mercado e ter uma análise muito bem fundamentada, já que falsos movimentos podem esbarrar na margem de garantia.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Rafael de Souza Ribeiro
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Modelos de documentosProcuração para vender telefone celular
Modelos de documentosPara Um Grupo De Amigos Da Faculdade
Defenda-seConstituição Federal - Íntegra da lei : » Título V - Da defesa do Estado e das instituições democráticas »»» Capítulo III - Da segurança pública
MotivaçãoAonde Encontrar a Felicidade?
ConsumidorBebidas: regiões brasileiras onde predominam classes A e B consomem as mais caras
Carreira / EmpregoSaiba como conviver com chefe estressado
LeisNovo Código Civil ? Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Geral) »»» Livro I - Das Pessoas »»» Título II - Das Pessoas Jurídicas
UtilidadesRenovação da carteira de motorista
Negócios / EmpreendedorismoPromoção de uma empresa online, como funciona
Negócios / Empreendedorismo10 ações para combater o assédio moral